Sábado, 23 de Março de 2019
Acidentes
21/12/2018 17:08:00
Acidente com avião mata sete pessoas na República Democrática do Congo
O Antonov 26, da empresa local Gomair, foi alugado pela CENI para enviar material eleitoral para a cidade Tshikapa

LUSA/PCS

Imprimir

Sete pessoas morreram em um acidente de avião Antonov 26, antes de aterrissar no aeroporto de Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou nesta sexta-feira (21) a Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI). Segundo Jean-Baptiste Itipo, porta-voz da CENI, o Antonov 26, da empresa local Gomair, foi alugado pela CENI para enviar material eleitoral para a cidade Tshikapa, na província de Kasai, centro da RDCongo.

"Eles já tinham depositado todo o carregamento em Tshikapa, então não houve perda de material para a CENI", explicou Itipo.

O presidente da CENI, Corneille Nangaa, indicou na quinta-feira, em coletiva de imprensa, que, devido a um incêndio que destruiu cerca de oito mil urnas eletrônicas e material eleitoral, em Kinshasa, não será possível realizar as eleições na data prevista (23 de dezembro).

No mesmo dia, foi anunciado pela CENI o adiamento das eleições gerais para 30 de dezembro.

Inicialmente previstas para 2016, as eleições de domingo foram já adiadas duas vezes, e, além de presidenciais, irão ainda permitir a escolha de representantes parlamentares a nível nacional e provincial.

Estas eleições marcam a saída do poder de Joseph Kabila, presidente desde 2001, que não pode voltar a concorrer por já ter cumprido dois mandatos, como prevê a Constituição. Com informações da Lusa.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias