Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Alcinópolis
28/11/2013 09:00:00
Alcinópolis adere ao do Plano Nacional “Viver Sem Limites”
Na noite desta terça-feira (26), o prefeito de Alcinópolis, Ildomar Carneiro Fernandes (PMDB), esteve em Campo Grande – MS para assinar a adesão ao pacto federativo do Plano “Viver Sem Limite”.

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação
Na noite desta terça-feira (26), o prefeito de Alcinópolis, Ildomar Carneiro Fernandes (PMDB), esteve em Campo Grande – MS para assinar a adesão ao pacto federativo do Plano “Viver Sem Limite”. Este propõe o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. “A adesão é um ato de cidadania, para potencializar ainda mais as ações de acessibilidade e conscientização”, disse Carneiro. Além de Alcinópolis, outros 32 municípios de Mato Grosso do Sul realizam a adesão e, na oportunidade, seus representantes foram esclarecidos sobre as ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da possibilidade de acesso aos recursos da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República.

De acordo com Luiz Clóvis Guido Ribeiro, secretário nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República, o estado surpreendeu com o número de municípios presentes na solenidade. A adesão em Mato Grosso do Sul ultrapassou os 50%,nbsp; nos demais estados não chegou a 30%.
Ribeiro explica, ainda, que o pacto vem potencializar as ações desenvolvidas para a pessoas com deficiência. Segundo ele, a nível nacional, cerca de 1.200 municípios em 26 estados já aderiram ao Plano, que tem 80% de suas ações previstas já executadas. “De início, o foco deve ser na educação e na saúde. Na educação, quanto à questão da acessibilidade às escolas e instituição de ensino; e na saúde em relação às diretrizes terapêuticas. Porém, é primordial salientar que acima de tudo o trabalho de conscientização deve ser constante”, enfatizou.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias