Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017
Alcinópolis
15/08/2016 14:16:00
Campanha contra raiva começa nesta terça na zona rural

Assessoria/AB

Imprimir

A Prefeitura Municipal de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, inicia nesta terça-feira (16) a Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural. A ação tem o objetivo de imunizar a população de cães e gatos, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência de raiva humana. A campanha terá continuidade na área urbana em setembro.

A doença

De acordo com a médica veterinária, Izabela Teodoro, a Raiva é causada por um vírus que ataca o Sistema Nervoso Central e se instala nas glândulas salivares. A especialista explica que a transmissão entre animais, e também para humanos, se dá por meio do contato com a saliva de um bicho infectado, principalmente por meio da mordida, arranhões e lambidas de feridas ou mucosa.

Os principais sintomas da raiva em cães e gatos são: salivação excessiva, agressividade e mudanças de comportamento. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal e não tem cura. amp;"Em quase 100% dos casos a doença é fatal. A única forma de prevenção eficiente é a vacinaçãoamp;", explicou Izabela.

É importante lembrar que nem toda mordida transmite a Raiva. No entanto, a Vigilância Sanitária de Alcinópolis orienta que, caso o incidente aconteça, o animal precisa ficar em observação e a pessoa que recebeu a mordida deve procurar uma unidade de saúde.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias