Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019
Alcinópolis
28/07/2014 09:00:00
Cartão do SUS passa ter apresentação obrigatória em Unidades de Saúde
O mesmo vale para os serviços de odontologia, seja nos consultórios odontológicos das unidades de saúde, bem como nas escolas municipal e estadual.

Assessoria/AB

Imprimir
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Alcinópolis informa que, por determinação do Ministério da Saúde, é obrigatória a apresentação do Cartão Nacional do SUS (CNS) para qualquer tipo de atendimento nas unidades de saúde pública, incluindo o Posto Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade Básica de Saúde 24 horas (Hospital Municipal). O mesmo vale para os serviços de odontologia, seja nos consultórios odontológicos das unidades de saúde, bem como nas escolas municipal e estadual.

O cartão serve para a identificação dos usuários que são atendidos em Alcinópolis, mas também para as unidades que prestam serviço para o município, como Hospital Regional de Coxim e unidades de Campo Grande. “Para se ter ideia, é com o CNS que consultamos a central de vagas sobre o agendamento dos pacientes. Ou seja, ninguém poderá ser transferido para fora do município sem a apresentação do cartão”, explicou Célia Regina Furtado dos Santos, da Secretaria Municipal de Saúde.

A obrigatoriedade está determinada através da Portaria no 763 de 1° de março de 2012, onde o Ministério da Saúde determina que para todos os atendimentos médicos, consultas, exames ou quaisquer Procedimentos é obrigatório a apresentação do Cartão do SUS. É ele que facilita o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta os dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

Como fazer o cartão
Para fazer o Cartão Nacional do SUS basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Adolfo Alves Carneiro, no. 1190, no Centro de Alcinópolis. Os documentos necessários são: CPF e comprovante de residência e se for criança levar a Certidão de Nascimento ou CPF caso possua.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias