Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Meio Ambiente
05/11/2013 09:00:00
Artigo: Mercado pet: um novo player para o setor de franquias
(*) José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GOAKIRA Consultoria Empresarial.

(*) José Carlos Fugice Jr

Imprimir
Embora o\n setor de alimentação seja líder absoluto no sistema de franquias, \n outros players tem começado a despontar, como é o caso do mercado pet. O\n amor entre o homem e os animais já é antigo e parece crescer cada dia \n mais. Hoje os pets praticamente fazem parte da família. O Brasil possui o\n segundo maior mercado animal do mundo, perdendo apenas para os Estados \n Unidos. E este é um setor em franca expansão.Segundo a \n Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação\n (ABINPET), o mercado deverá crescer cerca de 8,3% com relação ao ano \n anterior, e atingir o patamar de R$ 15,4 bilhões. Embora este seja um \n segmento tão importante, somente agora o mercado de franquias começa a \n desbravar o mundo pet, oferecendo os mais diversos produtos e serviços.Algumas\n décadas atrás, o cachorro (ou cão de guarda) era visto apenas como uma \n alternativa de segurança. Hoje, com as mudanças nas atitudes e costumes \n da população, o cãozinho virou definitivamente o melhor companheiro do \n homem - merecendo todo o carinho, cuidado e porque não dizer, todo o \n luxo que couber no bolso do dono.Estima-se que no Brasil há cerca\n de 100 milhões de pets, sendo 37,1 milhões de cães e 21,3 milhões de \n gatos. Um contingente cada vez mais representativo que tende a \n fortalecer ainda mais este mercado.De olho nessa tendência, \n algumas iniciativas e empreendimentos começam a despertar no sistema de \n franquias. Atualmente são cerca de duas dezenas de empresas que elegeram\n o canal de franquias para expandir as suas operações. Dentre as opções \n existentes, há pet shops (lojas e móvel), serviços de adestramento, \n clínica veterinária, registro do pet, boutique pet e planos de saúde \n animal.Embora já existam grandes redes no setor - que mais \n parecem um shopping center animal - este é um mercado ainda dominado \n pelos pequenos players. São geralmente lojas de bairro que constroem \n reputação e clientela com base no bom atendimento e proximidade com o \n cliente. A tendência é que num médio prazo estes empreendedores busquem \n no sistema de franquias a forma ideal para expandir sem perder os \n princípios e valores enraizados no DNA de cada empresa.A contar \n pelo potencial da categoria, pode-se dizer que em breve veremos negócios\n cada vez mais especializados para atender os bichinhos e seus exigentes\n donos. A busca por serviços mais padronizados e de boa qualidade \n certamente fará o setor procurar no sistema de franquias a opção ideal \n para expandir. Viva o bem estar dos pets e a felicidade de seus donos!(*)\n José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em \n franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG \n FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É \n sócio-fundador da GOAKIRA Consultoria Empresarial.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias