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10/03/2014 07:30:35
Ser um bom líder é um dom ou pode ser preparar um bom líder?
(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

(*) Glauber Halt Cabral

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Nossa sociedade é infestada de gerentes, chefes, encarregados, \n supervisores, capatazes e até feitores. Milhares sonham em ser líderes, \n mas poucos alcançam este objetivo. Isto porque não nascemos líderes, \n precisamos nos tornar.

No universo em movimento em que vivemos,\n o que não cresce atrofia. Ficar limitado apenas ao sonho ou desejo não \n leva ninguém a lugar algum - é preciso ação. A vida é bela, mas é breve e\n quem não sabe onde está e nem para onde vai, consequentemente passa a \n existência perdido. O ser humano nasce com um potencial fantástico, \n porém o que uma pessoa pode ser ela precisa se tornar. Antes de sermos \n líderes de outros, temos de ser de nós mesmos, para assim desenvolver os\n conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para exercer com \n maestria o papel de liderança.É muito diferente a conduta de um chefe e de um líder:
- O líder aconselha, o chefe determina
- O líder inspira entusiasmo, o chefe impõe pelo medo
- O líder diz "nós", o chefe diz "eu"
- O líder foca nas pessoas, o chefe nas tarefas
- O líder contempla o futuro, o chefe o passado
- O líder eleva cada colaborador a líder no que faz, o chefe centraliza as decisões
- O líder se preocupa com a missão, valores e pessoas; o chefe com resultados imediatos e aparentes.Ser\n líder requer conhecimento de si mesmo, da equipe e do negócio. O \n primeiro check-up e adequação a ser feita é com relação à pessoa do \n líder. Isto envolve a imagem, postura, aparência, crenças, hábitos e \n energia; e também aprimoramento, conhecimento, entender de gente e de \n relacionamento.O segundo ckeck-up \n diz respeito à equipe: sua imagem, postura, aparência, crenças, hábitos,\n perfis, gostos, preferências e interesses. O terceiro é relacionado ao \n negócio e envolve os níveis de paixão, afinidade, conhecimento, crenças,\n envolvimento, história, cultura, filosofia, regras do jogo, benefícios e\n processos da instituição.Para ser \n líder, além da competência técnica é preciso entender de gente. James \n Hunter, autor do famoso best-seller "O Monge e o Executivo", define \n liderança como "a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem \n entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo \n para o bem comum". Atingir estes objetivos requer uma boa capacidade de \n relacionamento e de comunicação.Relacionamento\n implica em entender de pessoas e saber se comunicar. Especialistas \n afirmam, a partir de pesquisas, que 86% das demissões de gestores têm \n como causa a falta de competência pessoal e não de competências \n técnicas. Já a comunicação é a capacidade de se fazer entender. Para \n isso é fundamental falar na linguagem dos ouvintes, pois a \n responsabilidade de se fazer entender é de quem comunica. Comunicação \n não é o que se diz, é o que a outra parte entende. Quem pensa que \n precisa ler o dicionário para ser um bom comunicador está redondamente \n enganado, pois comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55% \n fisiologia (linguagem corporal).Liderar\n envolve mudança. O papel do líder numa instituição é levar a empresa, \n departamento ou setor, de um ponto "A" para um ponto "B". Isto é, partir\n de um estado atual e chegar a um estado desejado. Para isto, muito \n contribui o desenvolvimento das capacidades de organização e \n planejamento. Fatores como objetivos, metas, mudanças, recursos, \n ferramentas e processos fazem parte da rotina de um bom gerente.Só\n é líder eficaz quem atinge os resultados desejados. Uma empresa somente\n consegue pagar as suas contas e investir se obtém resultados, e não com\n as boas intenções ou justificativas esfarrapadas dos que têm a \n responsabilidade de comandar.Líder \n que é líder de verdade, quando atinge os objetivos divide os méritos com\n a equipe, e quando fracassa assume inteira responsabilidade.(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br
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