Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020
Brasil
12/09/2020 12:01:00
Brasil tem 5 dias de queda em mortes por covid-19

UOL/PCS

Imprimir
Enterro de vítima do coronavírus no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste de São Paulo

Há cinco dias consecutivos o país tem apresentado queda na variação da média móvel de mortes decorrentes da covid-19. De acordo com dados do consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte, 15 estados tiveram desaceleração enquanto quatro tiveram alta na variação de 14 dias.

Com a atualização de 899 registrados nas últimas 24 horas, a média móvel de mortes é de 699, com oscilação de -21% nos últimos 14 dias. Desde segunda-feira (7), o país apresenta desaceleração, tendo registrado na terça-feira (8) a menor variação até o momento: -26%

Os estados do Acre, Ceará, Pará e Roraima apresentaram aceleração na variação de 14 dias na média móvel de mortes. Embora apresente queda na variação da média móvel de mortes, o Piauí não divulgou os números até às 20 horas de hoje. Entre as regiões, houve queda em três delas: Nordeste (-26%), Norte (-21%) e Sudeste (-27%). Centro-Oeste (-10%) e Sul (-7%) mantiveram estabilidade.

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.

O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas.

Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias