Sábado, 20 de Abril de 2024
Brasil
17/01/2018 14:34:00
Vacina contra febre amarela no Recife só será aplicada em quem comprovar viagem para área de risco

Agência Brasil/LD

Imprimir

Diante das filas que se formaram em unidades de saúde municipais e clínicas particulares em busca da vacina contra a febre amarela, o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, alerta que a imunização deve se restringir a pessoas com viagem marcada para áreas de risco. “Para tomar a vacina na rede municipal, é preciso apresentar o comprovante. Esse documento está sendo exigido”, afirmou nesta quarta-feira (17).

Segundo Correia, em toda a rede municipal de saúde do Recife, 13 postos estão aptos a receber as pessoas que marcaram viagem para áreas de risco, como São Paulo e outros estados do Sudeste brasileiro, além de países do exterior. “Centralizamos o serviço nessas unidades. É possível consultar a lista no site da prefeitura”, declarou.

O gestor de saúde informou que podem tomar vacina contra a febre amarela pessoas de nove meses a 59 anos de idade. “Idosos, gestantes e mães que estão amamentando só podem se imunizar se apresentarem a prescrição médica. Caberá ao profissional de saúde avaliar se é válido receitar a vacina para esse público”, observou.

Outra questão que deve ser levada em conta é o prazo para a imunização. É preciso tomar a vacina até 10 dias antes da viagem. Assim, o organismo ganha tempo para produzir os anticorpos.

"Quem estiver com viagem para área de risco em fevereiro, por exemplo, deve procurar os postos agora, mas só se for necessário. Quem puder, deve reagendar a viagem para poder se certificar de que o período será cumprido para garantir a imunização”, acrescentou.

Tranquilidade

Jailson Correia ressaltou que não houve alteração no quadro de transmissão de febre amarela no Recife e em Pernambuco. O estado fica em uma área fora de zona de risco, que vai do Norte da Bahia ao Piauí.

“Desde o século passado, não existe a transmissão urbana da doença. Aqui, também não temos a forma silvestre, que ocorre quando um mosquito pica um macaco, em área de mata, e depois pica uma pessoa que vive na região”, exemplifica.

Jailson lembra que houve ocorrência de chegada ao Recife de uma mulher de uma área considerada de risco com quadro febril, mas isso não significa que há problemas. “Estamos fazendo o monitoramento na cidade e no estado e não há motivos para preocupação. Possíveis casos serão investigados”, comentou.

Febre amarela

A febre amarela causa sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte.

Transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, a forma silvestre da doença é a variedade que ainda provoca surtos no Brasil. O país não registra casos de febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942.

Veja locais para tomar a vacina na rede municipal do Recife

-Policlínica Waldemar de Oliveira – Rua Marquês do Pombal, 115, Santo Amaro -Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira -Imip – Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista -Policlínica Amaury Coutinho – Rua Iguatu, s/n, Campina do Barreto -Centro de Saúde Prof. Monteiro Moraes – Av. Beberibe, 4510, Beberibe -Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros –Cisam - Rua Visconde de Mamanguape, s/,n, Encruzilhada -Policlínica Albert Sabin – Rua Padre Roma, 191, Tamarineira -Policlínica Lessa de Andrade – Estrada dos Remédios, 2416, Madalena -Policlínica Agamenon Magalhães – Rua da Paz, s/n, Afogados -Hospital Geral de Areias – Av. Recife, 801, Areias -Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde – Rua Dr. Nilo Dornellas Câmara, Boa Viagem -Centro de Saúde Vereador Romildo Gomes – Rua Jalisco, s/n, Imbiribeira -USF do Pina / João Rodrigues – Rua Barreiros, 90, Pina -Policlínica Clementino Fraga – Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias