Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Cidades
28/07/2015 13:22:00
Calinca participa de adesão a programa nacional de fortalecimento da igualdade racial

Da assessoria/PCS

Imprimir
Foto: Chico Ribeiro

A gerente de Assistência Social de Sonora, Calinca Lazzarotto, participou da adesão ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), realizado nesta segunda-feira (27), na governadoria, com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), da vice e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, e da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes.

Com isso, o Estado terá acesso aos recursos financeiros do governo Federal, por meio de chamadas públicas, para desenvolver a política de igualdade racial. Este ano, serão disponibilizados cerca de R$ 4,5 milhões para projetos em todo o Brasil. Entretanto, somente municípios e estados que possuem coordenadoria e conselho de Direitos do Negro podem ter acesso aos recursos.

A gerente explica que os municípios podem enviar projetos na área da educação, ligados a empreendedorismo de comunidades negras, de organização da infraestrutura dos órgãos da promoção da igualdade racial, ou seja, uma gama de ações para tornar a sociedade igualitária, democrática e sem racismo. Mato Grosso do Sul é o quinto estado brasileiro e o primeiro do centro-oeste a fazer parte do programa, que teve início em abril deste ano com a “Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo”.

Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de estender a política de promoção da igualdade racial a todo o país. Para fazer parte do Sinapir, o município ou estado tem que ter um órgão governamental destinado a igualdade racial e um conselho para o mesmo fim.

O Sinapir representa uma forma de organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais no Brasil, com o propósito de garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

A adesão de estados e municípios ao sistema contribui nos processos de criação ou fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual, levando a uma gestão descentralizada e democrática da política em nível nacional.

Foto: Chico Ribeiro
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias