Domingo, 8 de Setembro de 2024
Cidades
07/07/2024 07:49:00
Camapuã prevê gastar até R$ 1,7 milhão em 'estudos' que vão identificar terrenos para obras
Prefeitura de Camapuã quer contratar serviços técnicos que permitirão estudar terrenos que podem receber obras e serviços no futuro

MMN/PCS

Imprimir
Foto: Arquivo

A Prefeitura de Camapuã – a 200 km de Coxim – realizará em 24 de julho pregão eletrônico para registro de preço de serviços técnicos geotécnicos, geológicos e hidrológicos. Os estudos antecedem a realização de obras. Dessa forma, dão elementos técnicos e informações complementares para elaborar projetos de infraestrutura e engenharia, conforme destaca o edital da licitação.

Pelo serviço, a Prefeitura de Camapuã estima gastar até R$ 1.704.872,19. O valor consta no aviso de licitação, assinado na quinta-feira (4). A publicação se deu nesta sexta (5) no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). A chamada do pregão eletrônico, do tipo menor preço por item, coube ao Decol (Departamento de Compras e Licitações).

O pregão eletrônico deve ocorrer às 9h (de Brasília). Ele prevê o “registro de preço para futura e eventual contratação de empresa especializada para execução de serviços técnicos geotécnicos, geológicos e hidrológicos”. O edital do pregão e seus anexos estão no site da Prefeitura de Camapuã, em https://camapua.ms.gov.br/. Além disso, constam no endereço https://avisolicitacao.qualitysistemas.com.br/municipiodecamapua e na página eletrônica da Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil (em https://bllcompras.com).

Os serviços visam a atender a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Camapuã. Conforme o edital, a intenção é “fornecer elementos técnicos e informações complementares para elaboração dos projetos de infraestrutura e engenharia”. Dessa forma, constam na contratação serviços como edificações e pavimentação, entre outros.

Edital de Camapuã reforça importância de estudos para execução de obras

“Ressalta-se que para execução de qualquer edificação é fundamental realizar a coleta do solo e elaborar laudos geotécnicos. Isto é, um conjunto de análises, interpretações, investigações de campo e de laboratório sobre a superfície de um terreno. Os projetos geotécnicos fornecem informações sobre o solo e servem como comprovação de que a obra pode ser executada no local determinado”, explica a justificativa feita por técnicos da Prefeitura de Camapuã.

“Estes estudos são fundamentais para evitar problemas na sedimentação da construção, certificando-se de que estas situações sejam eliminadas de forma segura e sustentável, tendo como escopo o panorama das características da superfície e os impactos geológicos e geotécnicos que a alteração e movimentação no solo causou”, prosseguiu o texto.

A justificativa ainda afirma que os estudos geológicos ajudarão em avaliações de impactos ambientais das obras ao longo da execução e funcionamento. Além disso, auxiliarão na criação dos projetos no planejamento. Já os estudos hidrológicos visam a “identificar, quantificar e qualificar as circunstâncias climáticas, pluviométricas e hídricas da área onde se localiza o trecho a ser estudado, assim como caracteriza as bacias de contribuição interceptadas pelo traçado, calculando suas vazões máximas, visando o correto dimensionamento das obras de drenagem”.

Mais informações sobre o certame estão disponíveis no Departamento de Licitação da Prefeitura de Camapuã, na Rua Bonfim, 441, Centro; pelo e-mail licitacao@camapua.ms.gov.br; ou ainda pelo telefone (67) 3286-6010, em dias úteis, das 8h às 13h (horário de MS).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias