Terça-Feira, 17 de Julho de 2018
Cidades
23/12/2017 09:26:00
Chuvas colocam 10 cidades em situação de emergência
Mais recente é Novo Horizonte, que pede R$ 5 milhões

CE/PCS

Imprimir
Parte de estrada rural foi levada pela força das águas em Novo Horizonte do Sul (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

De setembro até agora, dez municípios sul-mato-grossenses decretaram emergência e os danos causados por chuvas atingiram ao menos 10,2 mil pessoas.

A quantidade de cidades é bem menor que a registrada no mesmo período do ano passado, quando ao menos 34 cidades enfrentraram estragos. No entanto, segundo meteorologistas, maior parte da chuva esperada para o verão deve ocorrer entre este fim de semana e janeiro.

Alerta já foi emitido por institutos meteorológicos como o Climatempo e o próprio Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre chuvas intensas esperadas entre os dias 24 e 25. A expectativa é de precipitações com acumulados acima dos 100 milímetros.

“Neste sábado, o tempo fica instável com pancadas de chuva com raios a qualquer hora e que podem ser volumosas. No domingo e na segunda-feira, apesar de algumas aberturas de sol, o Estado segue com chuva frequente, de moderada a forte intensidade na maioria das áreas”, informa nota do Climatempo.

Uma das cidades que deve, novamente, passar por chuva intensa é Novo Horizonte do Sul, que decretou emergência no último dia 16 de dezembro.

São ao menos 15 erosões no município, três delas consideradas críticas. Duas estradas rurais também estão intransitáveis, e ambaas foram “cortadas ao meio” pela força da água, que destruiu inclusive manilhas de concreto.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias