Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
Cidades
02/10/2018 08:39:00
Escorpião de quase 10 centímetros assusta moradores do Jardim Vista Alegre

Sheila Forato

Imprimir
Escorpião vinagre (Foto: PC de Souza)

Um escorpião de quase 10 centímetros assustou moradores do Jardim Vista Alegre, em Coxim. O arcnídeo (editada para correção) foi encontrado na manhã desta terça-feira (2), na lavanderia da residência, pela secretária da família.

A família fotografou o escorpião e mandou via whatsapp para o secretário de Saúde, Franciel Oliveira, que confirmou ser uma arcnídeo. Entretanto, ele afirmou que, apesar da aparência assustar, o inseto é praticamente inofensivo, pois é da espécie vinagre.

Esse escorpião não tem glândulas de veneno, mas apresenta glândulas anais que secretam uma substância similar a ácido acético, de cheiro forte semelhante a vinagre. Esta substância é esguichada pela fina cauda e, em contato com os olhos, pode causar irritação.

O escorpião vinagre vive em lugares úmidos e escuros, como cavernas e ocos de árvores. São predadores oportunistas se alimentam de qualquer tipo de presa que forem capazes de subjugar, incluindo pequenos vertebrados. Também podem comer animais em decomposição ou roubar alimentos de outros predadores.

Perigo

O escorpião amarelo brasileiro é o terceiro mais venenoso do mundo. Vítimas de ataques de escorpião sentem os efeitos do veneno de imediato, que provoca fortes dores no local, tontura, suor e salivamento excessivo, náuseas e vômitos, além de insuficiência cardíaca e respiratória, com risco de morte. Por isso, é preciso extremo cuidado ao lidar com essa espécie, muito comum nos lares brasileiros.

Escorpião amarelo brasileiro
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias