Terça-Feira, 30 de Abril de 2024
Cidades
23/10/2021 09:43:00
MS terá tempestade com ventos de até 100 km por hora e 58 cidades estão em risco

Midiamax/LD

Imprimir

A maioria das cidades de Mato Grosso do Sul já está em alerta para o perigo de tempestade neste sábado (23). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso e 58 cidades correm risco de alagamentos e cortes de energia elétrica. A reportagem traz uma lista com os municípios com alerta para o temporal.

O alerta foi emitido na madrugada deste sábado (23) e segue até a meia-noite. Os meteorologistas avisam que as chuvas serão fortes, com acumulados de até 100 mm em um dia. Os ventos também serão intensos e podem chegar a 100 km por hora. Meteorologistas alertam para o risco de queda de granizo no Estado.

Diante do risco de tempestade, os municípios da região centro-norte, sul, sudoeste e pantaneira podem registrar cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O Inmet deu orientações aos moradores das regiões em risco.

“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”.

Força-tarefa se prepara para temporal

Depois dos estragos causados pela última tempestade, Campo Grande já se prepara para a chuva deste fim de semana. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) já foi intimada a realizar reparos preventivos na Capital, para evitar pontos de alagamentos, pois a previsão indica que poderá chover 73 mm somente na manhã de domingo (24).

O meteorologista Natálio Abrahão, da Estação Meteorológica Uniderp, explicou que a chuva chegará a Campo Grande já na noite de sábado (23) e se estenderá até a madrugada de domingo.

Tempestade de poeira?

A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

Confira cidades em risco

Para este sábado (23), o Inmet prevê risco principalmente para as 58 cidades de MS listadas a seguir. A relação de municípios em risco pode mudar, já que a previsão é de tempestade durante todo o fim de semana.

Amambai

Anastácio

Anaurilândia

Angélica

Antônio João

Aquidauana

Aral Moreira

Bataguassu

Batayporã

Bela Vista

Bodoquena

Bonito

Caarapó

Campo Grande

Caracol

Corguinho

Coronel Sapucaia

Corumbá

Deodápolis

Dois Irmãos do Buriti

Douradina

Dourados

Eldorado

Fátima do Sul

Glória de Dourados

Guia Lopes da Laguna

Iguatemi

Itaporã

Itaquiraí

Ivinhema

Japorã

Jaraguari

Jardim

Jateí

Juti

Ladário

Laguna Carapã

Maracaju

Miranda

Mundo Novo

Naviraí

Nioaque

Nova Alvorada do Sul

Nova Andradina

Novo Horizonte do Sul

Paranhos

Ponta Porã

Porto Murtinho

Ribas do Rio Pardo

Rio Brilhante

Rochedo

Santa Rita do Pardo

Sete Quedas

Sidrolândia

Tacuru

Taquarussu

Terenos

Vicentina

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias