CGNews/LD
ImprimirMulheres têm comparecido mais para completar o ciclo vacinal e tomar a 2ª dose contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul do que os homens. Isso é o que mostra levantamento feito pela reportagem com base em dados publicados pelo Ministério da Saúde.
Em geral, elas têm vacinado mais também com a 1ª dose. Cerca de 627,7 mil pessoas com identificação feita como "sexo feminino" tomaram imunizante, aproximadamente 51% do total de habitantes deste gênero, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Já em relação aos homens, a proporção cai para 43%. Ou seja, de todos as pessoas deste sexo, 535 mil tomaram vacina.
Segundo o IBGE, são pelo menos 1,21 milhão de homens e 1,22 milhão de mulheres vivendo em Mato Grosso do Sul - uma diferença de nem 10 mil habitantes entre esses dois grupos.
Duas doses - Importante frisar que para garantir maior eficácia da vacina contra a covid, é necessário receber a quantidade estipulada em bula de doses. Com exceção da Janssen, que é de dose única, vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac exigem duas aplicações para maximizar a proteção e reduzir a chance de ter sintomas graves da doença, que podem levar à morte.
Nesse sentido, quase 42% das mulheres que tomaram a 1ª dose voltaram para receber a 2ª, passado o tempo estipulado de intervalo entre vacinas. Já entre os homens, o índice é um pouco inferior - 39% completaram o ciclo vacinal.