Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Cidades
16/03/2017 17:27:00
Prefeitura de Campo Grande interdita acesso ao Parque dos Poderes
Rotatória ficará interditada por 70 dias. Projeto estava parado desde 2014. Obra de R$ 1,6 milhão promete acabar com congestionamentos no local.

G1/PCS

Imprimir
Rotatória passará por reestruturação (Foto: Gerson Walber)

Em Campo Grande, o principal trajeto para o Parque dos Poderes - onde fica governadoria, secretarias de estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Ministério Público de Mato Grosso do Sul – ficará interditado por 70 dias. A prefeitura irá interditar a rotatória da avenida Mato Grosso com a avenida Nelly Martins (conhecida como Via Parque) a partir do dia 20 para executar o projeto parado desde 2014 que promete acabar com os constantes congestionamentos no local.

Levantamento da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) mostra que pelo local passam diariamente, em média, cerca de 36 mil veículos em ambos os sentidos. Com as intervenções previstas, serão abertas mais três faixas de fluxo de veículos na rotatória, que aliado com um sistema de semáforos sincronizados, promete garantir maior fluidez ao tráfego.

A partir desta quinta-feira (16), segundo a prefeitura, serão colocadas faixas e, a partir da próxima semana, a Agetran manterá agentes de trânsito no local para orientar os motoristas sobre o melhor trajeto com a interdição da pista Parque dos Poderes/centro, a partir da rua Antonio Teodorowick.

A expectativa é eliminar o congestionamento registrado principalmente no horário de encerramento do expediente nas repartições públicas. Em um trecho de aproximadamente 300 metros da avenida Mato Grosso (entre o Residencial Itacolomi e a avenida Nelly Martins) serão retirados dois metros de cada lado do canteiro central para abertura de pista. O mesmo procedimento será feito depois da rotatória, numa extensão de 80 metros da Mato Grosso, em frente do conjunto Coophafé.

Na primeira etapa do serviço, que será feito no canteiro central da Mato Grosso, a partir do cruzamento com a rua Antonio Teodorowick, a via de acesso ao bairro Carandá Bosque os motoristas que vêm do Parque dos Poderes em direção ao centro da cidade terão duas alternativas. Quem for em direção à avenida Afonso Pena terá de entrar na rua Lilian Oshiro, Antônio Maria Coelho (cruzamento onde será instalado um semáforo) para chegar à avenida Nelly Martins. A Antônio Maria Coelho (depois da Via Parque) será mão-dupla, com duas pistas subindo em direção ao Parque dos Poderes, e terá uma terceira para o tráfego em direção ao centro da cidade.

Para quem, também vindo da região do Parque dos Poderes, pretende seguir até a região da Santa Casa, a alternativa será entrar na Antônio Teodorowick (onde também haverá semáforo), seguindo pela Pedro Martins, Henrique Aragão e Via Parque, de onde poderá alcançar vias como a rua Pernambuco.

Nesta semana, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalharam num trecho da Pedro Martins, onde um problema de drenagem acabou afundando alguns metros de asfalto, mesmo após o tapa-buraco. Para resolver o problema, além de remendar novamente o pavimento danificado, foi necessário reconstruir o poço de visita.

Investimento milionário

Segundo a própria prefeitura, o projeto de reordenamento do trânsito na rotatória da Mato Grosso com Via Parque estava emperrado desde 2014, quando foi assinado o convênio com Detran, que garantiu o repasse de recursos para o obra.

O investimento será de R$ 1,623 milhão. Serão instalados semáforos na avenida Mato Grosso com a avenida Nelly Martins (Via Parque); rua Antonio Maria Coelho com a avenida Nelly Martins (Via Parque) e avenida Mato Grosso com a avenida Antonio Teodorowick, que foi aberta para criar uma alternativa ao Parque de Poderes e ao bairro Carandá Bosque. Os semáforos serão equipados com controladores que regularão o tempo de duração do verde e do vermelho, conforme o fluxo de veículos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias