Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Cidades
19/08/2017 10:26:00
Sinpol apresenta documentário sobre 33 piores delegacias de MS
Secretário Estadual de Segurança diz que há problemas nas delegacias, mas disse que o governo do estado tem feito melhorias gradativamente.

G1/PCS

Imprimir
Foto: Arquivo PC de Souza/EMS

O Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol) apresentou nesta sexta-feira (18) um documentário sobre as 33 piores delegacias do estado. Foram sete meses de trabalho para produzir "A Realidade da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul", em 40 minutos.

O Secretário Estadual de Segurança Pública e Justiça José Carlos Barbosa disse ao G1 que as delegacias enfrentam problemas, mas que o governo do estado tem feito as melhorias gradativamente. E, para isso, precisam de muitos investimentos.

A assessoria de imprensa do governo do estado informou que já investiu mais de R$ 120 milhões em segurança para aquisição de viaturas, armamento pesado, coletes à prova de balas e cursos de aperfeiçoamento. Também concedeu reajuste salarial aos policiais e promoveu concurso para 420 profissionais da área penitenciária, sendo 200 já efetivados.

Um dos problemas é a superlotação. Na delegacia de Mundo Novo, no sul do estado, celas onde deveriam abrigar 20 pessoas têm 63. Prédios em péssimas condições de estrutura também foram destaque.

“Hoje em Água Clara mais uma rebelião. A quarta do ano. Vinte presos amontoados em duas celas e desumano. Apenas um policial para custodiar. Queremos através dessa realidade buscar a parceria de entidades que buscam melhorar a segurança pública do estado, e também do governo do estado. Fica a pergunta. Até quando a polícia vai sofrer e não terá investimentos?”, disse o presidente do Sinpol Giancarlo Corrêa Miranda.

Na capital sul-mato-grossense a situação não se mostra muito diferente. Na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro, houve denúncia de que a água oferecida aos presos era de uma fonte insalubre.

Outro ponto negativo destacado são as drogas apreendidas mantidas nas delegacias. Segundo o documentário, aumenta o risco de invasões.

O documentário "A Realidade da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul" tem 40 minutos de produção, resultado de cerca de sete meses de trabalho e viagens por todo o estado que tem 120 delegacias.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias