Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019
Cidades
06/11/2019 17:45:00
Sunset Music Coxim foca na sustentabilidade com projeto “Lixo zero, praia limpa”

Luma Danielle Centurion

Imprimir

Nem dá para acreditar, pela primeira vez em Mato Grosso do Sul uma festa se preocupa com a destinação de seu lixo. É isso mesmo. Nesta quarta-feira (06), o Sunset Music Coxim divulgou o projeto “Lixo zero, praia limpa”.

Para dar conta dessa tarefa, a organização firmou uma parceria com a Associação de Agentes Ambientais Taquari, compostas por catadores que estão sendo capacitados para atuar na coleta seletiva da cidade.

Dezenas de lixeiras serão espalhadas na campeira do CTG (Centro de Tradição Gaúcha) de Coxim e a organização ressalta a importância do público refletir sobre essa consciência coletiva.

“Mais do que isso, precisamos que o público seja parte desse projeto e descarte todo lixo produzido durante o Sunset Music Coxim nas lixeiras, que estarão devidamente sinalizadas”, reforçou Sheila Forato, uma das coordenadoras do evento.

Paralelamente a isso, agentes da associação vão circular durante a festa, auxiliando na limpeza local para facilitar o trabalho posterior, de separação dos resíduos sólidos, como latas, copos e papel.

Ela explicou que o projeto está nascendo e que o evento não vai conseguir ser lixo zero na primeira edição por alguns fatores, como ausência de uma usina de compostagem na cidade. “Entretanto, vamos trabalhar para depositar o mínimo possível de lixo no aterro sanitário”, comentou.

O material coletado durante o Sunset Music Coxim será encaminhado à UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos). As latas de alumínio serão vendidas e todo dinheiro arrecadado investido no projeto “Lixo zero, praia limpa” da próxima edição do Sunset Music Coxim, em 2020.

Para o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, José Francisco de Paula Filho, a proposta é interessante e abre um novo campo de atuação junto aos eventos, no sentido de evitar a poluição. “É a iniciativa privada trabalhando para minimizar os impactos ambientais”, ressaltou.

Outras medidas

As embalagens a serem usadas no restaurante do Sunset Music Coxim são de papel. O evento não vai disponibilizar canudos e também não vai fazer uso de sacolas. Todo óleo usado na cozinha será armazenado e reciclado através da produção de sabão.

A ideia inicial também era usar papel higiênico biodegradável, que se dilui na água, porém, as empresas contactadas não tinham tempo hábil para os testes obrigatórios, conforme exigência das indústrias.

Entretanto, esse estudo já foi encomendado para 2020, pois o Sunset Music Coxim acredita que é possível aliar o entretenimento à preservação do meio ambiente. Surfe nessa onda e mantenha a praia limpa.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias