Quarta-Feira, 1 de Maio de 2024
Ciência e Saúde
07/07/2020 10:00:00
“90% dos infectados viajaram, receberam visitas ou confraternizaram em casa”, revela secretário

Sheila Forato

Imprimir

A análise foi feita pelo secretário de Saúde de Coxim, Franciel Oliveira, durante live no Facebook, no início da noite desta segunda-feira (06). De acordo com ele, 90% dos casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) em Coxim foram infectados em viagens, recebimentos de visitas e pequenas confraternizações, como almoços de domingo e reuniões com poucos amigos em casa, exemplificou.

Foto: Reprodução/Facebook

Com oito novos casos, chegando a 40 o número de confirmados, tanto o secretário quanto o prefeito Aluizio São José (PSB) usaram o espaço para pedir que os coxinenses evitem viajar, assim como também não recebam visitas. Franciel alertou ainda que tem moradores de Coxim colocando pessoas de fora dentro de seus carros para que as mesmas passem pelas barreiras sanitárias despercebidas.

O secretário fez a análise ao citar algumas cobranças que tem recebido sobre a flexibilização para a abertura do segmento de bares, chopperias, conveniências, lanchonetes, pizzarias e restaurantes. Conforme Franciel, todos os estabelecimentos que estão funcionando atendem as regras sanitárias, inclusive de distanciamento, impostas em decretos. Ele ainda afirmou que todos recebem rotineiramente fiscalização da Vigilância Sanitária, sem exceção.

Desde a flexibilização, o comércio noturno foi autorizado a funcionar até às 22 horas. A partir desse horário todos devem se recolher em suas casas, atendendo outro decreto, que determina o recolhimento até às 5 horas. Na semana passada um grupo de empresários pediu a alteração do horário do toque de recolher, para início às 23 horas, mas o prefeito não acatou. A solicitação foi feita numa reunião na ACIAC (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim), de onde o grupo já saiu com a negativa.

Novos casos

O boletim epidemiológico de número 104, publicado no final da tarde de segunda-feira (06), trouxe oito novos casos, totalizando 40 confirmados. São cinco homens, com 25, 27, 28, 48 e 54 anos, e três mulheres, de 27, 29 e 53 anos. Segundo o prefeito, seis dos oito novos casos são contatos de infectados pelo Coronavírus. Os casos suspeitos são 42.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias