Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
30/03/2020 20:10:00
Aluizio mantém aulas suspensas, comércio fechado e estuda toque de recolher em Coxim
Decisão do prefeito de Coxim dividiu opiniões

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Reprodução

Em live no Facebook, na noite desta segunda-feira (30), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), anunciou a manutenção da suspensão das aulas e o fechamento do comércio para atendimento ao público até o próximo dia 5. Ele ainda antecipou que estuda a possibilidade do toque de recolher, a partir das 22 horas desta terça-feira (31).

As ações são de combate a Pandemia do Coronavírus (Covid-19). Em Coxim não existe nenhum caso da doença. Os cinco suspeitos testaram negativo e foram totalmente descartados pelo laboratório responsável pelos exames.

As decisões dividiram opiniões. Foram 280 comentários durante a live, que durou aproximadamente uma hora e contou com as participações do secretário de Saúde, Franciel Oliveira e do gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido. Enquanto alguns apoiavam a manutenção, outros falavam em falta de sensibilidade para com a iniciativa privada.

O secretário disse que a equipe da Saúde está criando protocolos para os mais variados segmentos conseguirem abrir suas portas, a partir de segunda-feira (6). “É importante frisar que o comércio vai reabrir, mas com regras sanitárias, que serão fiscalizadas por nossa equipe que está empenhada em combater esse vírus”, avisou Franciel.

Teve comerciante que apontou a demora, nos comentários, em estabelecer essas regras, pois a classe está conversando com prefeito e secretário desde a semana passada. Entretanto, Franciel disse que para fazer esse trabalho demanda tempo. Outra empresária lamentou o prejuízo que está tendo com produtos perecíveis, que estão indo para o lixo.

O fato é que até dia 5 só podem funcionar em Coxim supermercados e mercados, açougues, peixarias, sacolões e centros de abastecimento de alimentos, farmácias, clínica veterinárias em sistema de emergência, distribuidoras de gás, padarias, postos de combustíveis e serviços funerários. O restante só no sistema de entregas.

Já em outros municípios da região norte, como Alcinópolis, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora já flexibilizaram os decretos que proibiam a abertura do comércio. Em todos esses municípios as empresas voltaram a abrir suas portas para o atendimento ao público.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias