Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
24/08/2018 16:27:00
Anvisa suspende importação e venda de produto usado em remédio para hipertensão

G1/LD

Imprimir

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação, o uso e a venda do insumo farmacêutico valsartana, fabricado pelas empresas Zhejiang Tianyu Pharmaceutical Co. Ltd, da Índia, e Hetero Labs Limited, da Índia. O produto é usado na fabricação de medicamentos para tratar a hipertensão arterial.

Segundo a agência, uma inspeção feita nas empresas pela agência europeia de controle de medicamentos encontrou "deficiências" ligadas à presença da impureza tóxica N-nitrosodimetilamina (NDMA), classificada como elevado risco sanitário para a saúde pública.

As N-nitrosaminas são compostos que podem ter efeitos cancerígenos, e podem estar presentes em uma grande variedade de produtos como alimentos, bebidas e medicamentos, entre outros.

A Anvisa não informou quais medicamentos ou fabricantes estariam fazendo uso do produto suspenso. Foi determinada, no entanto, a suspensão da fabricação, manipulação, distribuição, comercialização e uso de medicamentos e outros produtos que contenham a valtarsana importada fabricada pelas empresas citadas.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias