Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020
Ciência e Saúde
15/09/2020 17:08:00
Com causa da morte por câncer, 8ª vítima do Covid-19 foi velada em caixão aberto em Coxim
Atestado de óbito do Hospital do Câncer de Campo Grande constava apenas a morte em decorrência de câncer no pulmão

Sheila Forato

Imprimir

Uma mulher de 45 anos é a oitava vítima do Coronavírus (Covid-19) em Coxim. Ela morreu no sábado (12), no Hospital do Câncer em Campo Grande, e foi velada com caixão aberto no domingo (13), em Coxim. Segundo a funerária responsável pelo velório e enterro, no atestado de óbito da vítima constava apenas que ela tinha morrido em decorrência do câncer no pulmão.

Foto: Getty Images

Somente na segunda-feira (14) foi que o Hospital do Câncer notificou a secretaria de Estado de Saúde sobre o resultado positivo para Coronavírus. A secretaria de Saúde de Coxim só recebeu a informação nesta terça-feira (15) quando o governo divulgou o óbito no boletim estadual, por volta das 10h30.

O Edição MS levantou que a paciente tratava o câncer há uns três meses em Campo Grande e na semana passada o quadro se agravou, evoluindo para morte. Desde que tomou ciência do caso, com a colaboração da funerária, a Vigilância Sanitária está tentando identificar cerca de 30 pessoas que participaram da despedida da mulher.

Se você participou de um velório seguido de enterro na manhã de domingo e ainda não recebeu uma ligação da equipe Covid-19 entre em contato através do 99936-5251 e relate sua participação. Todas as pessoas estão sendo orientadas a se manterem em isolamento domiciliar. O mesmo deve acontecer com os funcionários da empresa que tiveram contato com o corpo.

O gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido, informou que todas as funerárias de Coxim estão seguindo os protocolos de biossegurança rigorosamente. “Em caso de Coronavírus não tem velório e o enterro é acompanhado por nossa equipe de plantão. Poucos familiares são autorizados a assistir de longe. Infelizmente, neste caso, a doença não foi relatada pelo hospital onde ocorreu a morte”, explicou.

É a oitava morte em decorrência do Coronavírus em Coxim. As vítimas são seis homens e duas mulheres, todos tinham comorbidades. O boletim epidemiológico mais recente mostra que o município tem 481 casos confirmados da doença, sendo que 431 já se recuperaram e 42 estão ativos. Os suspeitos são 35.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias