Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
27/07/2020 08:46:00
Com lockdown mais rígido, Coxim atinge 5ª melhor taxa de isolamento de MS

Sheila Forato

Imprimir
No sábado, Coxim teve pouca movimentação (Foto: PC de Souza)

O primeiro final de semana de lockdown mais rígido foi positivo para Coxim. O município atingiu a 5ª melhor taxa de isolamento social no sábado (25), com 57,9% das pessoas em casa. No domingo (26) os moradores circularam um pouco mais, derrubando a taxa para 55,2%, e a cidade para o 13º lugar no ranking estadual.

Entretanto, nos dois dias, Coxim ficou na bandeira verde, conforme os boletins de isolamento do governo de Mato Grosso do Sul. Essas colocações comprovam que a principal cidade da região norte atingiu índices satisfatórios, apesar da taxa de isolamento ideal ser de 70%, de acordo com especialistas.

Para evitar a circulação de pessoas e, consequentemente, do vírus, o prefeito Aluizio São José (PSB) decretou no dia 22 o fechamento de todo o comércio aos finais de semana, inclusive o essencial, com exceção de farmácias, postos de combustíveis e serviços funerários. O toque de recolher também começou mais cedo, às 20 horas, aos sábados e domingo.

Desde o dia 11 a cidade vive esse sistema de lockdown de 55 horas aos finais de semana. Nos dois primeiros sábados e domingos o comércio essencial estava autorizado a abrir, mas, como o isolamento atingiu índice satisfatório apenas no primeiro dia, 11 de julho, a Prefeitura decidiu endurecer as medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) e decretou o fechamento de praticamente todo o comércio aos finais de semana.

Segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura, Coxim tem 153 casos confirmados da doença e aguarda resultados de 66 amostras colhidas de suspeitos. Os recuperados são 50. A cidade também contabiliza três mortes em decorrência do Coronavírus, todas de homens com comorbidades. Os pacientes tinham 80, 69 e 58 anos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias