Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Ciência e Saúde
17/07/2020 09:08:00
Coxim confirma 15 casos num único dia e chega a 86 infectados pelo Coronavírus
Para chegar aos primeiros 15 casos Coxim levou 78 dias, ou seja, foi confirmado num único dia o que a cidade levou mais de dois meses e meio para ter

Sheila Forato

Imprimir

Somente nesta quinta-feira (16) Coxim confirmou 15 casos novos de Coronavírus (Covid-19), elevando o número de infectados para 86. No boletim epidemiológico da Prefeitura constam apenas cinco casos, mas, durante live no Facebook, o prefeito Aluizio São José (PSB) foi avisado pelo secretário Franciel Oliveira que a Saúde tinha acabado de receber resultados de outros exames, confirmando mais 10 casos, que só vão constar no boletim dessa sexta-feira (17).

Para que você possa ter a dimensão de como é preocupante essa quantidade de casos num único dia o Edição MS fez um levantamento no painel epidemiológico disponível no site da Prefeitura. Para chegar aos 15 primeiros casos Coxim levou 78 dias, ou seja, foi confirmado num único dia o que a cidade levou mais de dois meses e meio para ter. O primeiro caso de Coronavírus de Coxim foi registrado em 12 de abril, já o 15º em 29 de junho.

Foto: Painel Epidemiológico/Edição MS

Aliado a isso, os moradores tem outros motivos para se preocuparem. A transmissão da doença já é feita de forma comunitária. Mas, o que isso significa? Que a secretaria de Saúde não consegue mais saber quem está transmitindo para quem. Antes, o serviço de monitoramento conseguia rastrear os contatos e colocar todos numa bolha. O Edição MS já explicou como funciona essa bolha, se você perdeu clique aqui.

Esse monitoramento não é mais possível, devido ao crescimento exponencial do Coronavírus e a orientação é para que todos mantenham distanciamento social. “Mais do que nunca precisamos que você fique em casa, mas não é ficar na casa do vizinho, ou ir a casa de parentes para almoçar. É ficar na sua casa, apenas com as pessoas que você mora e sem receber visitas”, pediu o secretário de Saúde. Aliás, ele tem pedido isso há 119 dias, ou seja, quatro meses.

Numa das tentativas de diminuir a circulação de pessoas Coxim foi a primeira cidade em Mato Grosso do Sul a implantar o lockdown aos finais de semana por tempo indeterminado. Durante 55 horas – das 22 horas de sexta-feira às 5 horas de segunda-feira – só o comércio essencial pode abrir. A medida funcionou e a cidade chegou a ter a oitava melhor taxa de isolamento do Estado, porém, durante a semana o índice de isolamento caiu drasticamente. O prefeito não descarta ampliar as restrições caso a população não colabore.

Coxim entra na bandeira vermelha com a oitava pior taxa de isolamento social de MS

Em “dia normal”, taxa de isolamento cai e derruba Coxim drasticamente no ranking de MS

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias