Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
01/04/2021 12:32:00
Força conjunta traz vacinação contra o Coronavírus para segurança pública de Coxim

Da assessoria/SF

Imprimir
Adriana Nabhan é vereadora em Coxim (Foto: Divulgação)

Na cidade de Coxim a iniciativa partiu da Vereadora Adriana Nabhan (MDB), que entrou com indicação ao prefeito Edilson Magro (DEM), defendendo a importância da vacinação as forças policiais que trabalham na linha de frente ao combate do Coronavírus (Covid-19), como profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública.

A vereadora se embasou na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 em seu artigo Art. 3º-J que traz que: Durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019, o poder público e os empregadores ou contratantes adotarão, imediatamente, medidas para preservar a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública. (Incluído pela Lei nº 14.023, de 2020) que em seu parágrafo 1 que considerada profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública:

VI - policiais federais, civis, militares, penais, rodoviários e ferroviários e membros das Forças Armadas.

Segundo Adriana, ela foi procurada por policiais militares da ativa que se sentiam amedrontados após a morte de um companheiro de farda em decorrência do Coronavírus. O sargento em questão atuava em Coxim e morreu no último dia 18. Além da vereadora, o diretor regional de Coxim/MS da Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul, Cícero José de Lima, também entrou com pedido junto ao Executivo.

A vereadora Adriana Nabhan afirma ainda que foi pessoalmente em todas as forças policiais do município e via ofício solicitou dados da proliferação do vírus em meio às tropas, teve receptividade e resposta imediata dos comandantes, diretores e chefes de delegacias. Anexando sua indicação ao Executivo Municipal, e reforçando o pedido ao prefeito. Participou de reunião juntamente com o Edilson Magro, e demais autoridades municipais, oportunidade em que cada instituição defendeu a importância da imunização.

Em parceria e apoio dos demais vereadores da Câmara Municipal de Coxim fez chegar a solicitação a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul. Paralelamente, o prefeito de imediato acatou o pedido, avaliando o apoio que os policiais vem desempenhando junto a Vigilância Sanitária, e intercedeu junto a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado, reforçando o pedido.

A força foi tanta que o Ministério da Saúde concordou nesta terça-feira, 30, com um pedido do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para antecipar a vacinação de policiais e bombeiros que estão diretamente envolvidos no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Afirma a vereadora Adriana Nabahn que outros municípios vizinhos a procuraram depois de ver seu pronunciamento em Tribuna e solicitou modelo do pedido. Ela enviou o modelo e orientou colegas como deveriam proceder, envando as autoridades Estaduais para o pedido municipal ganhar força como regional.

Sucesso

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou na manhã de quarta-feira (31) a imunização dos policiais. A vacinação contemplará os profissionais da segurança pública. Policiais Militares, Civis, Federais, Bombeiros Militares, Agentes Penitenciários, Policiais Rodoviários Federais e Guardas Municipais, que têm atuado no combate direto, irão receber as primeiras doses nos próximos dias.

“O reconhecimento, o pedido e a força de apoio a qualquer classe se nasce do pequeno, de baixo, e chega aos ouvidos do alto escalão, que as vezes sem conhecer a realidade na prática, não dê o valor merecido. É aí que entra a determinação, o empenho e a Luta dos pequenos”, enfatiza a vereadora de Coxim.

Vacinação

Nesta tarde, Coxim recebeu 100 doses de vacinas e vai iniciar a imunização da linha de frente da segurança pública. A vacinação está marcada para sábado (03), na Policlínica Lourdes Fontoura. No dia da vacinação será obrigatória a apresentação de documentos de identificação funcional ou holerite, e o número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O levantamento será feito pelo comando de cada instituição. Policiais que não estão nas ruas serão vacinados na próxima remessa. A expectativa é que toda a segurança pública de Coxim esteja vacinada até a semana que vem.

Notícias relacionadas

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias