Da assessoria/SF
ImprimirDurante as comemorações do Novembro Azul, na tarde desta quinta-feira (27), no Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva, os funcionários receberam uma boa notícia. A partir de agora, o PSA (Antígeno Prostático Específico) passa a compor a lista de exames periódicos para funcionários com 40 anos ou mais.
A iniciativa foi anunciada pela diretora de Atenção à Saúde, Elaine Rucaglia Rizzo, e avalizada pelo diretor-clínico, Marcos Túlio Andreatta, que palestrava para os homens que compõe o quadro do Hospital Regional. Ele ressaltou a importância do cuidado com a saúde masculina e, consequentemente, de descoberta precoce de qualquer alteração na próstata.
O PSA é um teste de sangue para avaliar a saúde da próstata, para a detecção do câncer de próstata, além de outras condições como a hiperplasia prostática benigna. O exame é feito através de uma coleta de sangue e leva cerca de 5 a 10 minutos para ser realizado.
Vale lembrar que o exame é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com acesso para homens na idade adequada. Em Coxim, a solicitação é feita por meio de médicos, após consultas em unidades de saúde.
Especialistas destacam que tumores descobertos em fases iniciais têm altas taxas de cura e tratamentos menos agressivos. Sem exames preventivos, muitos casos só são diagnosticados quando já avançaram.
As comemorações do Novembro Azul contaram com as presenças do diretor-administrativo do Dr. Hospital Regional Álvaro Fontoura Silva, do prefeito Edilson Magro (PP) e do vice-prefeito Flávio Dias (PSDB). Todos fizeram uso da palavra e endossaram a importância do homem vencer o preconceito e focar na saúde.

