Quarta-Feira, 29 de Maio de 2024
Ciência e Saúde
17/04/2024 13:56:00
Leishmaniose: tratamento adequado garante saúde e qualidade de vida ao pet

G1MS/LD

Imprimir

A atenção aos sintomas, diagnóstico precoce e tratamento adequado podem garantir anos de vida saudável ao pet diagnosticado com leishmaniose visceral canina, infecção parasitária transmitida pelo mosquito-palha, que ataca o sistema imunológico do animal.

O médico-veterinário da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), Edvaldo Salles, explica que o mosquito é comum em áreas com matéria em decomposição, como árvores frutíferas, galinheiros, matos altos com fezes e outros.

“Nossa recomendação é que os tutores mantenham o ambiente em que o animal vive sempre limpo, usem coleiras repelentes e inseticidas para proteção, e estejam sempre atentos aos sinais do animal”. Edvaldo ressalta que os principais sintomas do animal infectado são a perda de peso, alopecia, a queda de pelos ao longo do corpinho e lesões na pele, principalmente ao redor dos olhos, no focinho e ponta das orelhas.

O veterinário ressalta que o tratamento adequado e contínuo garante qualidade de vida ao pet.

“É importante que as pessoas saibam que antigamente, quando um pet testava positivo, ele recebia uma sentença, e hoje não. Atualmente, com o tratamento adequado, o animalzinho tem uma vida normal, com saúde e qualidade”.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias