Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Ciência e Saúde
03/05/2018 12:22:00
Médicos da USP avaliam pacientes para Expedição Cirúrgica em Coxim

PMC/PCS

Imprimir

Equipe de médicos-professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), integrantes da segunda edição da Expedição Cirúrgica, esteve no fim de semana em Coxim avaliando pacientes que foram pré-selecionados pela rede municipal de Saúde.

Os professores e estudantes da maior faculdade de Medicina da América Latina foram recebidos no sábado (28) pelo secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira e equipe, na Policlínica Lourdes Fontoura.

Foram realizados exames, consultas e triagem com aproximadamente 400 pacientes de vários municípios da região Norte de MS e principalmente de Coxim.

A parceria entre maior faculdade de Medicina da América Latina e a Prefeitura de Coxim vai praticamente zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos das especialidades ginecológica e gastrointestinais do Hospital Regional Álvaro Fontoura. No total foram 176 indicações cirúrgicas.

Médicos elogiam presteza da equipe da Prefeitura

A médica Livia Myung, membro da Expedição, fala da presteza que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem oferecido: "Encontramos uma equipe super organizada, de extrema eficiência na seleção de pacientes para as cirurgias. Estamos muito satisfeitos pois temos bastante pacientes para as cirurgias que devem ocorrer na primeira semana de julho. Agradecemos ao prefeito, ao secretária de Saúde e a toda equipe do Hospital Regional".

"Chegaremos no dia 30 de junho e iniciaremos a preparação do centro cirúrgico, da equipe de enfermagem e colaboradores. Começaremos as cirurgias no domingo, teremos quatro dias de cirurgias que vão iniciar às quatro da madrugada ate as onze da noite, ininterruptamente. E na sequência faremos todos os acompanhamentos pós-operatórios, para que todos os pacientes possam ir para casa com segurança", esclarece a médica.

Serão cerca de 60 pessoas entre médicos, representantes de empresas que estão doando materiais que serão utilizados nas cirurgias. Os procedimentos cirúrgicos das especialidades gastro-intestinal e ginecológica são minimamente invasivas, com pequenos cortes, realizadas com equipamentos de última geração. Dessa forma, a recuperação dos pacientes é mais segura e rápida. São cirurgias de alto custo mas que não terão custo para a população, tampouco para a prefeitura de Coxim.

"De todas as cidades que estivemos do Brasil, Coxim é a cidade que mais nos ofereceu condições para que isso ocorra. Recebemos apoio incondicional da cidade, das autoridades, o Hospital Regional é extremamente equipado com as condições de segurança necessária para os pacientes e para os médicos trabalharem. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e esperamos poder voltar mais vezes.

Pacientes elogiam atendimento

Vilcinete Gomes, estava acompanhando a mãe dela, que vai fazer cirurgias de hérnia e vesícula, elogiou o atendimento: "Desde a pré-consulta, passamos pelo médico, fizemos exames de eletro, de ultrassom, conversamos com o anestesista e retornamos ao médico. Foi excelente".

Outro paciente, Fabio Ferreira, falou sobre o atendimento: "Desde o encaminhamento do posto de saúde para os médicos que vão me atender aqui foi muito bom, o acompanhamento, o tratamento, os exames, já estou sendo encaminhado para a cirurgia. Minha avaliação é ótima".

*As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias