Domingo, 28 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
26/06/2023 10:07:00
Moradora de Coxim denuncia “bosteiro” no quintal com retorno de esgoto da Sanesul

Sheila Forato

Imprimir

Uma moradora do bairro Lagoa Dourada, em Coxim, usou as redes sociais neste domingo (25) para denunciar o “bosteiro” em seu quintal com o retorno do esgoto da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

“A gente paga pelo que deveria ser de qualidade e tem que conviver com o fedor de bosta”, disse, indignada, Dayana Xavier. Ela fez vídeos e fotos para mostrar o que acontece em seu quintal. O esgoto retorna e espalha fezes por todo o local.

Fezes se espalham pelos quintais com retorno de esgoto (Foto: Arquivo Pessoal)

O mesmo acontece nas ruas do bairro e em outras residências, conforme imagens enviadas pela moradora, deixando um odor insuportável, sem contar os riscos à saúde e o prejuízo ao meio ambiente. O problema é recorrente e há quase 10 anos afeta a vida de quem mora no Lagoa Dourada, porém, a Sanesul não toma providências definitivas.

De acordo com moradores, a empresa adota medidas paliativas quando a situação fica muito feia, mas não soluciona o problema. A informação que os moradores tem é que a rede não suporta a quantidade de esgoto e enquanto não for substituída eles vão ter de conviver com fezes nos quintais.

Esgoto também se espalha pelas ruas e atinge área de proteção ambiental (Foto: Arquivo Pessoal)

Na semana passada, o caso foi parar na Câmara Municipal de Coxim por meio de requerimento apresentado pelos vereadores Abilio Vaneli (PT) e Carlos Henrique Ferreira da Silva (MDB), exigindo providências da empresa de saneamento. Eles também vão levar a situação ao conhecimento do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

“Peço desculpas pelas imagens fortes, sei que é domingo, vocês estão com suas famílias, mas estou com minha casa cheia de bosta, de pessoas que nem sabemos quem são. Esse desabafo é para quando for refazer o contrato com a Sanesul, a Prefeitura e os vereadores prestem atenção. A nossa situação é vergonhosa”, desabafou Dayana.

A renovação do contrato com a Sanesul está prestes a acontecer, inclusive, já foi enviado para discussão na Câmara de Coxim. Caso os vereadores aprovem, a empresa vai explorar a água e o esgoto de Coxim por mais algumas décadas.

O Edição MS está tentando contato com a assessoria de imprensa da Sanesul. Assim que a empresa retornar as informações vão ser acrescentadas na reportagem.

COMENTÁRIO(S)

Notice: Undefined index: v in /var/www/edicaoms/application/modules/default/controllers/NoticiasController.php on line 221
Últimas notícias