Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Ciência e Saúde
31/03/2019 07:18:00
No Outono, cuidado com as doenças típicas da estação
Prevenção de doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave é fundamental sempre e deve ser redobrada nesta época do ano

NM/PCS

Imprimir

O Verão acabou, mas os cuidados com a saúde não devem ser esquecidos no Outono. O tempo mais frio, geralmente acompanhado de baixa umidade do ar, favorece o aumento de doenças, alergias respiratórias e de pele, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, é muito comum nessa época que as pessoas confundam gripes com resfriados. Apesar de ambas apresentarem sintomas semelhantes, são provocados por vírus distintos e devem receber o diagnóstico e tratamentos adequados.

“O resfriado tem sintomas mais leves, como coriza e leves dores no corpo. O vírus do resfriado permanece no organismo por no máximo três dias. Já a gripe exige mais atenção, pois ela aparece de maneira mais agressiva e prolongada, manifestando-se por febre, fortes dores no corpo, tosse seca e falta de ar. Neste caso, o ideal é procurar ajuda médica”, esclarece.

A prevenção contra as doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), asma e pneumonia é fundamental durante todo o ano e deve ser redobrada nesse período. A rinite alérgica, por exemplo, pode ser agravada em razão da falta de umidade no ar.

Em todos os casos, podem ser tomados cuidados simples, mas eficazes com a saúde, como aumentar a ingestão de líquido, fazer inalação e lavar o nariz com soro fisiológico.

“O tempo seco causa ressecamento das vias aéreas e viabiliza a proliferação de vírus e agravamento de doenças e alergias respiratórias, como asma, que pode ser tanto crônica como alérgica. A ingestão de água e permanência em locais ventilados são ótimas maneiras de prevenção”, explica o pneumologista Fábio Muchão. As informações são do portal do Governo de São Paulo.

Confira abaixo dicas para evitar agravamento de doenças respiratórias:

Evite locais totalmente fechados;

Cubra a boca com um lenço quando for espirrar;

Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia;

Mantenha a carteira de vacinação em dia;

Lave o nariz e faça inalação com soro fisiológico.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias