Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
15/03/2017 11:12:00
O que fazer em casos de descolamento do saco gestacional?
Grande parte do número de casos do problema pode ser contornada com repouso e medicação adequada

PSF/PCS

Imprimir

No processo da gestação, o saco gestacional surge antes mesmo do bebê e é por isso que no exame ultrassom no início da gestação, o saco gestacional se apresenta vazio. Mas existe um tamanho ideal de saco gestacional?

O saco gestacional surge quando o beta HCG atinge um valor em torno de 3 mUI no sangue ou quando o tempo de gestação é de 4 a 5 semanas. Para se entender melhor, o saco gestacional é o início do que é conhecido como bolsa amniótica que conforme a gravidez se desenvolve, cresce. É dentro dessa bolsa que o bebê crescerá envolvido pelo que se conhece como líquido amniótico.

O saco gestacional é formado a partir do blastocisto, resultado da fecundação e, que se divide em duas partes, uma dessas partes forma a criança e a outra parte criará a estrutura para que a gestação se desenvolva.

Até a décima segunda semana de gravidez, o saco gestacional dá ao feto o suporte de que precisa. E é também por meio dessa ‘bolsa’ que envolve o bebê que é possível para os especialistas avaliarem se a gestação está transcorrendo como deveria.

Problemas em relação ao saco gestacional

Algumas mulheres podem apresentar algum problema em algum momento da gravidez por conta, principalmente, do deslocamento do saco gestacional. De acordo com artigo publicado pelo portal Gestação Bebê, os riscos de problemas com o saco gestacional são maiores no primeiro trimestre de gestação. Pode ocorrer por desequilíbrio hormonal ou até mesmo por algum impacto na barriga sofrido pela gestante.

Também pode ocorrer o descolamento do saco gestacional, que segundo informações especializadas do site Trocando Fraldas, também pode ser tratado como uma espécie de hematoma. Se esse deslocamento for maior que 50% a probabilidade da gravidez seguir adiante é menor, mas grande parte dos casos de descolamento consegue ser contornada com repouso e medicação indicada pelo médico.

Há sintomas de algum problema com o saco gestacional?

Em caso de deslocamento do saco gestacional, o problema pode ser medido de leve a intenso, geralmente a mulher pode sentir dores abdominais e cólicas que podem ser acompanhadas de sangramento marrom ou avermelhado.

Em casos de quaisquer sintomas anormais na gestação é essencial que a mulher se dirija imediatamente ao hospital para que todos os cuidados sejam prestados.

Leia também – Cuidados com o bebê: veja um manual básico do primeiro dente

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias