Quinta-Feira, 20 de Junho de 2024
Ciência e Saúde
16/02/2024 10:17:00
O xixi é amarelo e a ciência tem finalmente uma explicação para isso
Um estudo publicado na revista Nature Microbiology revela os motivos que fazem com que a urina tenha, tendencialmente, a cor amarela

NM/PCS

Imprimir
Foto: © Shutterstock

Na grande maioria dos casos, exceto quando está desidratado, por exemplo, o xixi costuma ser amarelo. Se sempre quis saber a razão que leva a tal tonalidade, a ciência finalmente tem uma reposta.

Um estudo publicado na revista Nature Microbiology tentou entender essa questão. Explicam que uma enzima microbiana que pode ser encontrada no intestino causa essa cor.

"É notável que um fenômeno biológico cotidiano tenha permanecido inexplicado durante tanto tempo, e a nossa equipe está entusiasmada por poder explicá-lo", revela Brantley Hall, um dos autores da investigação.

"Os glóbulos vermelhos decompõem-se e libertam bilirrubina, que chega ao intestino onde é expelida. Parte dela volta a ser absorvida pela corrente sanguínea", continuam.

"Agora que identificamos esta enzima, podemos começar a investigar como as bactérias no nosso intestino afetam os níveis de bilirrubina na circulação sanguínea e algumas condições de saúde relacionadas."

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias