Sheila Forato
ImprimirNeste domingo (19), São Gabriel do Oeste mostrou como se faz isolamento social e atingiu a melhor taxa de Mato Grosso do Sul. Segundo o boletim do governo do Estado, 74,3% dos moradores da cidade ficaram em suas casas, respeitando a determinação da Prefeitura.
Até o final de julho, o município vai ter lockdown aos finais de semana, entre as 13 horas de sábado e às 5 horas de segunda-feira. Nesse período só estão autorizados abrir o Hospital Municipal, farmácias, postos de gasolinas e serviços funerários.
O prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB) proibiu até mesmo entregas. Circular pelas ruas só em caso de necessidade devidamente comprovada, como ir e voltar do trabalho. Caso contrário, condução coercitiva e apreensão do veículo. Para fiscalizar a Prefeitura montou uma força tarefa, com equipes espalhadas em diversas regiões.
Com essa taxa, de 74,3%, São Gabriel do Oeste ficou acima do ideal, que é de 70%, de acordo com especialistas. Nas redes sociais a Prefeitura exibiu, orgulhosa, a adesão dos moradores ao fechamento da cidade no final de semana. Diversas imagens das ruas vazias foram postadas no Facebook.
O lockdown é uma medida restritiva definida pelo Comitê de Contingenciamento para combater o Coronavírus (Covid-19). O município é o epicentro da doença na região norte, com 339 casos confirmados, conforme o boletim da Prefeitura, divulgado na noite deste domingo.