Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Ciência e Saúde
04/03/2020 08:25:00
Vacina contra o sarampo continua disponível na rede municipal de Coxim

Da redação/SF

Imprimir
Imagem ilustrativa (Foto: pr.gov.br)

Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo segue até o dia 13 de março para o público de 5 a 19 anos. A campanha quer interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir altas coberturas vacinais.

Em Coxim, sete unidades de saúde oferecem a vacina: Policlínica, Ilda Kohl, Argemiro Barbosa (Silviolandia), Jorge Ritt, Marechal Rondon, Senhor Divino e Santa Maria. A unidade de saúde Totó Araújo, no bairro Piracema, está em reforma.

“Pedimos aos pais e responsáveis que tenham responsabilidade sobre seus filhos e os levem para serem vacinados. Sabemos que crianças e adolescentes não tomam essa decisão sozinhos, por isso pedimos que façam a sua parte, orientem os jovens e levem as crianças. E não esqueçam de levar a caderneta de vacinação”, explica o secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira.

Sarampo mata

Neste ano, uma criança de oito meses morreu no Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, o bebê não era vacinado contra sarampo.

Só em 2020, o país já confirmou 337 casos da doença em oito estados brasileiros. A maioria em São Paulo: 136. Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Alagoas completam a lista de estados com registro da doença até 8 de fevereiro.

Em 2019, mais de 18 mil pessoas tiveram sarampo no país, 15 morreram por causa da doença.

A campanha deste mês é a 3ª de uma série. As duas primeiras ocorreram em 2019, para a vacinação de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e para a população de 20 a 29 anos – os mais suscetíveis ao sarampo,

Em 2020, outras duas etapas de mobilização nacional estão programadas, a partir de junho, haverá um reforço do público de 20 a 29 anos de idade; e em agosto para a população de 30 a 59 anos de idade.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias