Sábado, 23 de Março de 2019
Comportamento
21/12/2018 16:02:00
2 alimentos que aumentam risco de aborto espontâneo
O perigo está na listeriose

NM/PCS

Imprimir

Comer patês e cream cheese é “mais perigoso durante a gravidez do que alguma vez os especialistas previamente pensaram – podendo provocar abortos espontâneos”. É o que dizem especialistas, que apontam a bactéria listeriose, conhecida por ser extremamente perigosa sobretudo na fase final da gravidez, como a responsável por causar abortos espontâneos, principalmente no início da gravidez.

O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) recomenda que as gestantes evitem esses alimetos por causa da bactéria, que pode provocar uma infecção severa e muitas vezes associada à meningite, dores de cabeça extremas e tremores.

Essa bactéria é tipicamente encontrada em alimentos frescos e prontos para comer, incluindo pâtés, cream cheeses, assim como no salmão defumado.

Há muito tempo que os cientistas sabem que a bactéria é uma ameaça aos fetos nos estágios mais avançados da gravidez. Mas, recentemente uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, alertou que a bactéria “apresenta um risco elevado também no início da gravidez”.

O professor Ted Golos, que liderou a pesquisa, disse: “Durante muitos anos, a listeriose tem sido associada a consequências adversas na gravidez, mas particularmente numa fase mais avançada”. “O que não sabíamos e descobrimos com estes estudo é que o risco também é significativo no período inicial de gestação”.

As mulheres grávidas apresentam um risco 20 vezes maior de desenvolverem listeriose em relação ao resto da população, pois as gestantes têm o sistema imunológico e defesas naturais mais fragilizadas durante a gravidez.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias