Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Comportamento
18/05/2017 12:47:00
Aprenda a identificar comportamento suicida, ele pode estar ao seu lado

PCMS/PCS

Imprimir

Ontem, quarta-feira (17) aconteceu no Cepol – Centro Especializado de Polícia Integrada, uma palestra sobre Prevenção ao Suicídio, voltada a profissionais da segurança Pública, ministrada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros/MS, Edilson Reis.

Preste atenção ao seu próximo. Olhe a sua volta, se preocupe com o colega do lado, ele pode esta precisando de você!!

Na palestra foi ressaltado a importância de se notar sintomas de suicídio, para poder ajudar caso precisem, as causas mais comuns, transtorno mental, que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, uso abusivo de álcool e de drogas, dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo.

Fique atento às frases e sentimentos de alerta: “Eu preferia estar morto”; “Eu não posso fazer nada”; “Eu não aguento mais”; “Eu sou um perdedor e um peso pros outros”; “Os outros vão ser mais felizes sem mim”. São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar. Depressão, Desesperança, Desespero Desamparo.

Como ajudar a pessoa sobre o risco de suicídio?

O primeiro passo: é achar um lugar adequado, o próximo passo: é reservar o tempo necessário, a tarefa mais importante: é ouvi-la efetivamente, trate com respeito, dê a pessoa uma mensagem de esperança e cuidado com o sigilo. O objetivo é preencher uma lacuna criada pela desconfiança, pelo desespero e pela perda de esperança e dar à pessoa a esperança de que as coisas podem mudar para melhor.

Reflexão

“ Nem sempre é possível curar ou resolver uma necessidade apresentada, mas é sempre possível cuidar, escutar e contribuir para amenizar o sofrimento do outro. Até porque, quem adoece, adoece como um todo e repercute no corpo, na alma, na vida.Junto com alguém que sofre, sofrem os que o amam”.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias