Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Comportamento
14/05/2018 10:50:00
De cada 10 brasileiros, 6 usaram crédito por impulso para compras, diz pesquisa
Maioria dos produtos adquiridos em compras não planejadas foi roupas, calçados e acessórios

Folha/PCS

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Seis em cada dez brasileiros usaram o crédito em fevereiro para comprar, por impulso, produtos que não eram essenciais e cuja aquisição poderia comprometer o orçamento.

O resultado é de levantamento feito pelo birô de crédito SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Os dados foram coletados em pesquisa pela internet com 910 pessoas entre 8 e 22 de março. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

A maioria dos produtos adquiridos por quem fez compras não planejadas foi roupas, calçados e acessórios, que responderam por 19%. Em segundo vieram as compras no supermercado (17%), além de perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%).

"O consumidor está andando no limite. O crédito fácil leva à compra impulsiva", diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Ela critica especificamente a decisão de jogar as compras do supermercado no crédito. "É um gasto recorrente. Quando você usa o crédito fácil para essas compras do dia a dia, se tiver um imprevisto, pode se enrolar.

"No levantamento, o cartão de crédito apareceu como meio de pagamento preferido para 66% dos consumidores. Em seguida, com 13%, vem o crediário.

Marcela vê uma relação entre a facilidade propiciada pela internet e as compras por impulso. Na pesquisa, 33% dos entrevistados dizem que a rede mundial é o meio que mais estimula as aquisições não planejadas, por causa da facilidade de parcelamento.

"A vitrine do shopping é a mesma para todos. Na internet, tem uma customização da propaganda, fica mais fácil de convencer o consumidor a comprar", diz.

Neste caso, o cuidado que deve ser tomado para evitar adquirir produtos por impulso é o mesmo da loja física: sair, pensar a compra e analisar se aquele artigo é realmente necessário. "A internet acaba ativando a parte do cérebro mais racional ou impulsiva, o que pode prejudicar o consumidor."

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