Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Coxim
03/05/2017 13:00:00
5º SGB/Ind conquista Certificação Internacional de Cães de Resgate

Luma Danielle com assessoria

Imprimir
Foto: Divulgação SGB/Ind

O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente conquistou recentemente a Certificação Internacional de Cães de Resgate, conferida pela IRO - Internation Dog Rescue Organization (Organização Internacional de Cães de Resgate) na cidade de Xanxerê – SC.

O estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo Cabo BM Luciclei de Coxim com a Cindy, uma cadela da raça Labrador Retriever e pelo Capitão BM Fábio, lotado no 6º GBM de Campo grande com seu cão Duke, um pastor Belga. Participaram da prova mais de vinte equipes de vários estados brasileiros além de equipes da Colômbia e Uruguai.

A prova realizada consistia-se em duas etapas, sendo a primeira encontrar duas pessoas supostamente feridas e perdidas em uma área de mata fechada de dois hectares no tempo máximo de 15 minutos. A segunda etapa foi a realização de 10 exercícios em obstáculos para a avaliação da obediência e destreza do cão bem como o controle do condutor sobre o mesmo.

Nas duas etapas os dois binômios (homem cão) do MS obtiveram resultados positivos conquistando assim a certificação de nível internacional, o que possibilita o emprego da equipe em ocorrências em qualquer parte do mundo.

Coxim é a unidade pioneira no estado nessa modalidade de busca (venteio) e iniciou o trabalho com cães no final do ano de 2011 através de uma viagem de estudos realizada nos canis do Corpo de Bombeiros e Policia Militar da cidade de São Paulo. De lá para cá os militares envolvidos no projeto se capacitaram através de cursos, construíram um canil físico, adquiriram cães e hoje conta com três binômios, ou seja, três cães com seus respectivos condutores, sendo que dois cães já estão aptos para buscas.

É importante saber que a formação do cão só é possível se houver uma equipe vinculada ao binômio, essa equipe é chamada de “figuração” ou “figurantes”, pessoas que vão interagir, realizar exercícios e se comportarem como vítimas reais, estimulado assim o cão a encontra-las utilizando principalmente o faro que é 40 vezes mais apurado que o humano.

A formação de um cão de busca pode variar de animal para animal, mas não acontece em menos de um ano e meio. É um longo período com treinamentos quase que diários e mesmo depois de formado, deve-se continuar o condicionamento canino sempre.

O Corpo de Bombeiros de Coxim é uma unidade que se destaca no estado em termos de inovação e soluções para melhorar os atendimentos e o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães é um dos exemplos, pois, um cão faz o trabalho de dez homens, diminuindo significativamente o tempo resposta em situações reais, encontrando a vítima em menor tempo ou descartando a áreas, ou seja, liberando as equipes para de deslocarem a outros pontos ainda não explorados.

O trabalho com cães tem o objetivo de oferecer dentro de um conjunto de especialidades, excelência no atendimento à população e principalmente visando a preservação da vida, principal estimulo do Corpo de Bombeiros Militar.

Foto: Divulgação SGB/Ind
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias