Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Coxim
26/11/2019 13:00:00
5º SGBM/Ind utiliza uma nova ferramenta de Busca e Resgate de pessoas

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação 5°SGBM/Ind

Recentemente o 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente adquiriu uma “Aeronave Remotamente Pilotada - RPA”, popularmente conhecida como DRONE, implantando assim mais uma ferramenta de Busca e Resgate para auxílio do efetivo da Unidade.

A modernização e o uso de novas tecnologias vem sendo a marca do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso do Sul. As Aeronaves Remotamente Pilotadas surgem como uma ferramenta que podem ser utilizadas em diversas finalidades do serviço bombeiro militar, como auxiliar no combate a incêndio, salvamento aquático, busca de pessoas desaparecidas em matas, acidentes, operações com produtos perigosos, entre outros. Como toda nova tecnologia, necessita-se buscar o máximo de informações e saber como utilizá-las de forma correta e dentro da legalidade.

Unidade conta com três militares habilitados em operações com Drone, através do Curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/MS – Utilização de Drones como Tecnologia de Precisão. O Curso teve a finalidade de possibilitar aos participantes o manuseio do Drone, imergindo na aprendizagem deste equipamento a fim de automatizar processos cotidianos e servir de apoio à tomada de decisão, principalmente no campo de prevenção aos adventos naturais e tecnológicos. O conteúdo abordado fez utilização desde o contexto histórico e evolução, definições e conceitos, legislações e normas de segurança, componentes da tecnologia, identificação de necessidades, escolha da ferramenta, definição dos parâmetros técnicos da atividade, plano de voo, altura, sobreposição, utilização de materiais, técnicas de pilotagem, processamento e interpretação de imagens e check list.

Conforme o Sub Ten José Carlos, responsável pela operação do equipamento na Unidade, o Drone é uma ferramenta importantíssima, pois através das suas imagens captadas e transmitidas em tempo real, possibilita a tomada de decisão de forma a eliminar ou minimizar os riscos para que as guarnições em campo possam atuar com segurança, além de apoiar o trabalho do Corpo de Bombeiros em busca de pessoas desaparecidas em matas e cerrados, acidentes aeronáuticos, acidentes automobilísticos, vazamentos de produtos perigosos, entre outros.

A Unidade adquiriu o Veículos Aéreo não Tripulados (VANT), modelo Mavic Pro DJI, drone compacto com uma câmera de 4k estabilizada por um gimbal mecânico de 3 eixos, sistema de transmissão que possuem um alcance de voo de aproximadamente 7km, 5 sensores de visão, além de transmitir imagens em HD - tempo real.

Pontualmente nesta Unidade o equipamento já foi utilizado em algumas ocorrências, como incêndio florestais na região de São Gabriel do Oeste, vítima desaparecida na mata na Região de Sonora, formaturas, acampamentos do Projeto Social Bombeiros do Amanhã e recentemente uma vítima desaparecida na região do Pantanal da Nhecolândia.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias