Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Coxim
27/07/2018 13:21:00
Autoridades estaduais e municipais celebram entrega do conjunto habitacional Taquari II

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação Assessoria

Com a parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, a Caixa Econômica Federal e a Comunidade Organizada em Defesa de Moradia nas Ocupações Irregulares, Famílias sem Moradia no Mato Grosso do Sul (CRF), 85 unidades habitacionais foram construídas pelo Programa FGTS e entregues às famílias selecionadas em Coxim em duas etapas. No dia 28 de junho foram entregues 33 moradias, outras 52 foram entregues na quarta-feira, 25 de julho.

Participaram da solenidade de quarta-feira o vice-prefeito de Coxim, Edvaldo Bezerra, o secretário de Estado de Infraestrutura de MS, Helianey Paulo da Silva, a diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de MS (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopes, o presidente da Câmara de Vereadores de Coxim, Vladimir Ferreira, entre outras autoridades.

Após cadastro das famílias interessadas em adquirir uma casa no setor de Habitação do Município, a Caixa Econômica analisou a capacidade de pagamento de cada família e a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) selecionou as famílias a partir de uma série de critérios, avaliados por meio de documentação e entrevista pessoal.

Maria do Carmo Avesani Lopes, presidente da Agehab, conta que o programa é tão importante que foi premiado em nível nacional. “Nós fizemos esse desenho e ele é para aquela família que não tem casa, mas tem uma renda e está disposta a dar uma contribuição. É para essas famílias que esse modelo funciona. São 85 famílias recebendo a sua moradia, pagando menos que um aluguel. Temos uma política habitacional implantada, onde toda a sociedade participa. É um modelo exitoso e foi reconhecido a nível nacional como uma das melhores práticas no Brasil”, aponta.

Edvaldo Bezerra, vice-prefeito, representando o prefeito de Coxim, Aluizio São José, celebra as entregas e investimentos feitos no município. “Nós, da Prefeitura, prestamos contas daquilo que fizemos propostas, de sanearmos alguns déficits habitacionais em Coxim, de investir na infraestrutura da cidade e estão acontecendo estes investimentos hoje, na questão dos pavimentos asfálticos, drenagens, na educação, na melhoria do atendimento no setor da Saúde. Coxim vem avançando e nós estamos preparando um futuro muito melhor para os nossos filhos. Essa parceria entre Governos é muito importante e faz parte deste avanço”, afirma.

Helianey Paulo da Silva, secretário de Estado de Infraestrutura, representando o Governo do Estado, fala da felicidade em entregar moradia às famílias que sonhavam com a casa própria. “Hoje é um dia muito feliz. Você lançar obra é muito bom, mas entregar obra é melhor ainda. E quando você entrega unidades habitacionais é diferente. O significado de você entregar uma chave de uma casa para uma família não tem preço, ele é muito maior”, diz.

A parceria entre os Governos é de extrema importância para que obras e melhorias aconteçam. “Eu não poderia também deixar passar a oportunidade de lembrar as várias obras em parceria que fizemos e estamos fazendo aqui em Coxim. Essas obras totalizam mais de 40 milhões de reais investidos, parceria do Governo do Estado, dos vereadores, da Prefeitura de Coxim, dos deputados estaduais, dos deputados federais e dos senadores. Uma coisa que o governador soube fazer muito bem é trabalhar em conjunto. Por onde vocês passarem, nos 79 municípios do Estado, vocês podem ver investimentos do Governo do Estado, e isso não se faz sozinho, se faz com a somatória dos Poderes juntos”, ressalta.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias