Domingo, 19 de Novembro de 2017
Coxim
31/03/2017 07:00:00
Bombeiros, PRF e CCR participam de treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar

Luma Danielle com assessoria

Imprimir
Foto: Alisson Silva

O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou um treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar, nesta quinta-feira (30), em Coxim. Participaram do treinamento os militares do Bombeiro, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), integrantes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da CCR MSVia.

Segundo informações repassadas a nossa reportagem, o 5ºSGB/Ind possui um calendário de treinamento anual, em que se é estudado e trabalhado a cada mês um tema específico, como forma de realizar uma educação continuada junto ao seu efetivo.

No mês de março o tema escolhido foi Atendimento Pré-Hospitalar e para encerrar as instruções do mês, a unidade organizou um exercício simulado para ser colocada em prática toda capacitação realizada.

Foto: Alisson Silva
Foto: Alisson Silva

No exercício, foi simulado um acidente automobilístico na rodovia BR-163, com múltiplas vitimas, sendo um total de 12 das quais apresentavam diversos quadros clínicos e traumas, dentre eles hemorragias severas, fraturas, lesões internas e até óbito.

Foram convidados para participar da simulação as equipes de emergência do SAMU, da concessionária CCR MS Via e a PRF, com objetivo de aumentar a interação e ação conjunta o que repercute no melhor atendimento a sociedade.

Foto: Alisson Silva
Foto: Alisson Silva

No evento foi utilizado o “Método Start” que é uma triagem realizada em circunstâncias criticas (múltiplas vitimas) como objetivo de racionalizar e organizar a atuação das equipes de socorristas por meio do estabelecimento de prioridades, tanto de atendimento quanto de transporte a uma unidade hospitalar para tratamento definitivo.

Neste método, as vitimas são classificas por cores sendo elas: verde, amarela, vermelha e preta. Também foi utilizada a ferramenta gerencial chamada Sistema de comando de incidente - SCI, que pode ser empregada em pequenas ou grandes situações de emergência como a que houve no simulado.

Nesse sistema, gerenciam-se todas as ferramentas disponíveis no local como viaturas, equipamentos e socorristas, sendo todos os recursos empregados de acordo com a necessidade do momento evitando assim desperdícios ou faltas.

Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Campus de Coxim atuaram como vitimas de forma brilhante. O trabalho de caracterização simulando lesões, fraturas e ferimentos diversos foi muito próximo do real e impactou todo publico presente que prestigiou o evento sendo eles profissionais da área de saúde, socorristas, alunos e professores dos cursos de enfermagem e técnico de enfermagem de instituições locais.

Para o Corpo de Bombeiros de Coxim o evento teve o saldo positivo e foi de grande relevância sendo possível treinar, agir em conjunto e acima de tudo detectar ações que podem ser melhoradas com a finalidade de ampliar a qualidade do atendimento a população garantindo assim a preservação da vida.

Foto: Alisson Silva
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias