Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Coxim
07/08/2018 09:22:00
Campanha de vacinação contra polio e sarampo vai até 31 de agosto

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação

Teve início na segunda-feira (6 de agosto) a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, destinada a crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. A meta do município de Coxim é imunizar 1.920 crianças nessa faixa etária, as quais devem ser levadas às Unidades de Saúde para receber as doses. O Dia “D” de mobilização nacional será dia 18 deste mês (sábado), mas a campanha segue até 31 de agosto.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Patrícia Gomes, explica que a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida: "Mesmo aquelas que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas às Unidades de Saúde para receber mais um reforço. Pedimos aos pais e responsáveis que não esqueçam de levar a caderneta de vacinação das crianças".

"No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida devem receber a VIP. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a VOP. E, para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias", explica ela.

POLIOMIELITE

O esquema vacinal para poliomielite são de três doses que são administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A poliomielite é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido.

Os primeiros sintomas da poliomielite geralmente incluem dor de garganta, fadiga excessiva, dor de cabeça e febre, podendo ser facilmente confundida com uma gripe.

SARAMPO

A imunização contra o sarampo é administrada a vacina Tríplice Viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses, com a vacina Tetra Viral que protege além do sarampo, rubéola, caxumba e varicela.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C, erupção e vermelhidão na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecida como sinal de koplik, que surgem de 1 a 2 dias antes do aparecimento das erupções na pele.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias