Sábado, 17 de Fevereiro de 2018
Coxim
15/01/2018 15:11:00
CCV alerta população sobre cuidados com criadouros de mosquito

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação assessoria

Equipe do Centro de Controle de Vetores de Coxim realizou no sábado (13) ação de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zica vírus no bairro Silviolândia. O objetivo é orientar os moradores a eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Marcílio Centurion, coordenador do Centro de Controle de Vetores, explica que no período de chuvas os cuidados devem ser redobrados: "Pedimos aos moradores que fiquem atentos e que, pelo menos duas vezes por semana, façam uma varredura em seus quintais, tirando todos os objetos que possam acumular água. Se a população trabalhar junto conosco, com certeza venceremos essa guerra".

Ele conta que o inseticida, conhecido como fumacê, é eficaz para eliminar o mosquito quando houver infestação, mas que não vai resolver o problema se as pessoas não eliminarem os recipientes propícios às larvas do mosquito: "O problema está na base, que são as larvas. Não adianta a gente passar o inseticida se há inúmeros criadouros espalhados. Então se a população nos ajudar retirando todos esses objetos de seus quintais, deixando suas casas limpas, direcionando o lixo ao local adequado, aí sim iremos combater a dengue como deveríamos".

Até o fim de janeiro o CCV deve apresentar uma versão atualizada do Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti (LIRAa), que revela em quais bairros há riscos de infestação do mosquito. Para saber mais sobre prevenção ao mosquito, acesse http://combateaedes.saude.gov.br/pt/ .

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias