Da assessoria/LD
ImprimirO Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – unidade da Secretaria Municipal de Saúde, existe desde 2009 em Coxim, sendo referência no tratamento de pacientes de todas as idades, com transtornos mentais e decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
De acordo com Célia Regina de Almeida, coordenadora do CAPS, atualmente a instituição tem mais de 2.000 pacientes cadastrados e presta cerca de 250 atendimentos mensais: "O paciente vem geralmente oriundo de indicação de um dos postos de Estratégia de Saúde da Família - ESF, é acolhido, passa por avaliação, recebe a orientação de acordo com o diagnóstico, e segue o Projeto Terapêutico Singular, que determina o cronograma do tratamento".
A instituição é referência no tratamento de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros como dependência química. O CAPS atua como substitutivo do modelo asilar, visando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A equipe é composta por 13 funcionários, sendo uma coordenadora, um enfermeiro, uma técnica em enfermagem, um motorista, dois terapeutas ocupacionais, dois artesãos, um psicólogo, um recepcionista, uma auxiliar de serviços diversos, uma médica clínica e uma médica psiquiatra.
Funcionando em novo local desde abril de 2018, o novo CAPS homenageia Irmo Rodrigues de Souza, ex-vereador de Coxim, falecido em 2014. Localiza-se na rua Afonso Costa Campos, s/n, no Bairro Senhor Divino.
O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Foi construído por meio de emenda do ex-senador Waldemir Moka e contrapartida da Prefeitura de Coxim.