Sábado, 20 de Abril de 2024
Coxim
01/08/2017 10:58:00
Comissão Municipal de Geografia e Estatística vai apoiar IBGE no Censo Agro 2017

Da assessoria/LD

Imprimir

Na manhã de segunda-feira (31), aconteceu na sede do Sebrae Regional Norte, a primeira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Coxim. A proposta é formar uma entidade interinstitucional local que dará suporte ao Censo Agropecuário 2017, a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outubro de 2017 e abril de 2018.

A reunião contou com a presença do gerente de Meio Ambiente de Coxim, José Francisco De Paula Filho; do coordenador da Agraer de Coxim, Oscar Serrou Camy Jr; dos vereadores Franciel Oliveira e Marquinhos Vaz, Jairo Antônio de Queiroz, da gerente regional norte do Sebrae Luzicarla Souza Softov; e da assistente social Amanda Albrech, representante da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS).

O gerente de Meio Ambiente de Coxim, José Francisco De Paula Filho, explica que a base de qualquer planejamento do setor público é a economia local: "A partir desse censo saberemos o quantitativo de atividades desenvolvidas em cada setor e assim poderemos estabelecer ações de políticas públicas melhor direcionadas."

O vereador Franciel Oliveira explica que várias instituições formarão a Comissão: a Câmara de Vereadores, o Sebrae, a Agraer, a Prefeitura, entre outras, e a partir de dados atualizados, as informações serão mais confiáveis para direcionar políticas públicas no setor. "O último censo tem aproximadamente 10 anos. Agora teremos um retrato real da situação do homem do campo, e também a situação que essas famílias se encontram, qual a linha de produção que se dedicam e assim sabermos a verdadeira vocação do município na questão agropecuária".

Jairo António de Queiroz, gerente regional do IBGE, conta que os agentes censitários já estão sendo capacitados para irem a campo: "Iremos fazer todo o balanço dessas famílias, saber o que elas produzem, e que também iremos junto ao poder público levar mais benefícios a eles. Começaremos em outubro e temos previsão de término para abril. Para o município é de extrema importância este levantamento, assim o órgão público poderá levar todo as ferramentas possíveis para essas famílias que reside no campo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias