Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Coxim
19/11/2017 10:48:00
Estudantes assistem palestra sobre a relação entre adolescência, drogas e violência

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Da assessoria/LD

Palestra realizada pela Escola Superior de Advocacia da OAB Seccional MS, na sexta-feira (17), no auditório da UEMS Coxim, tratou sobre a relação entre a adolescência, as drogas e a situação de violência da atualidade.

O defensor público Carlos Eduardo Oliveira de Souza, que ministrou a palestra a mais de 300 estudantes da rede pública municipal de ensino, abordou temas como a importância da formação familiar e os laços afetivos como base na formação de cidadãos.

"Os jovens e adolescentes precisam ser sempre lembrados como pessoas que estão em desenvolvimento, e se nós os tratarmos apenas com repreensão, a gente perde oportunidade de desenvolver pessoas. Quando os estimulamos a serem melhores, podemos colher frutos positivos lá na frente. Então a ideia dessa palestra em Coxim é que eles saiam com algo positivo na vida deles e que a sociedade ganhe."

Carlos ressalta que a orientação é fundamental na vida dos jovens: "Jovens sem orientação podem seguir um caminho errado, mas se bem orientado pode ser muito bem participativo e produtivo em toda a sociedade. Percebo que falta muita orientação quando eles andam por esses caminhos diversos, mas nós temos a oportunidade neste momento de corrigir. Depois que a pessoa passa pra fase adulta já fica muito mais difícil. Ela muda os hábitos que foram formados no início da vida".

O defensor público destacou ainda a importância das pessoas que atuam no atendimento de crianças e adolescentes: "Educação começa em casa, mas é extremamente importante que todas as pessoas que atuam no atendimento de crianças e adolescentes possam contribuir de alguma maneira para que elas desenvolvam cada vez mais".

O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba, fala da importância da palestra para a sociedade coxinense: "A secretaria municipal de Educação atendeu nosso chamado para que crianças e adolescentes da rede municipal de ensino estivessem presente ouvindo o palestrante. São informações importantes para eles para que entendam sobre violência, o trato em casa, sobre a questão educacional, drogas, para que prestem atenção quanto as convivências. Queremos que cada vez mais a sociedade participe, se envolva e contribua com as políticas públicas e veja o que está acontecendo ao seu redor".

Maria Eduarda de Lima Caldeira, estudante da Escola Municipal Marechal Rondon, gostou da palestra: "Como o defensor público falou, o único amor que tem é de mãe. Às vezes muitos amigos tentam te levar pra maus caminhos e a gente tem que fazer nossas escolhas. Gostei muito da palestra e vou levar comigo essas informações que me foram passadas".

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias