Domingo, 21 de Julho de 2019
Coxim
06/05/2016 12:00:00
Estudantes do IFMS tem pesquisa selecionada para o Youth Science Meeting

assessoria

Imprimir
Foto: Divulgação

Os estudantes Alércio da Silva Soutilha, Igor dos Santos Moraes, ambos de 17 anos, e os professores Angela Kwiatkowski e José Wilton Fonseca da Silva do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul ­ IFMS, Campus de Coxim, tiveram sua pesquisa selecionada para participar de um dos principais congressos científicos do mundo voltado para a juventude, o Youth Science Meeting, que será realizado no período de 24 a 31 de julho na cidade de Lisboa, em Portugal.

Igor e Alércio são estudantes do curso Técnico Integrado em Informática do IFMS, Campus Coxim, e receberam o convite, pelo projeto de pesquisa selecionado, após participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), evento que ocorreu entre 14 e 18 de março de 2016, na cidade de São Paulo­SP. Mas, para se apresentar no evento europeu, os estudantes precisam de apoio para custear as passagens – ida e volta entre Brasil e Portugal – e a taxa de inscrição de 450 euros (cerca de R$ 1.800).

Os estudantes precisam de aproximadamente R$ 7 mil reais cada um para todas as despesas, porém ainda não conseguiram o valor. Antes, o evento supriria estas despesas, mas atualmente não fazem mais esse procedimento.

“Toda ajuda é bem ­vinda para representarmos nossa região em um evento internacional que destaca o aproveitamento de resíduos descartados da cadeia do milho com possibilidades de agregação de valor comercial, trazendo muitos benefícios à saúde da população” relatou Igor.

O projeto de pesquisa selecionado realizou a extração de compostos fenólicos de estigma (cabelo) de milho, com alta atividade antioxidante, e avaliação do seu potencial bactericida e bacteriostático em Escherichia coli e Staphylococcus aureus, essas características apresentam benefícios à saúde. As análises da pesquisa foram realizadas nos Laboratórios de Química, Análises de Alimentos e Biologia/Microbiologia do IFMS, Campus Coxim. Os resultados aplicados em produtos, como cremes, sabonetes entre outros, podem trazer vários benefícios para cadeia produtiva do milho, aproveitando uma parte que é descartada durante a colheita, além de ser uma nova fonte para a indústria farmacêutica e cosmética.

Com esse projeto os estudantes já representaram Coxim e o estado de Mato Grosso do Sul em diversas feiras de ciências no Brasil como, MOSTRATEC – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, evento que ocorreu no estado do Rio Grande do Sul (2015); FECITECX – Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (2015); FETEC MS – Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, ocorrida em Campo Grande (2015); e, FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, evento da Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo – SP (2016).

Criado em 1982, o Youth Science Meeting é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente. Evento organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas e um dos membros fundadores do MILSET (Mouvement International Pour le Loisir Cientifique et Technique). O evento conta com apoio da Fundação Calouste Gulbekian, da Associação Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, UNESCO e da Universidade do Lisboa. Desde 2012, a Rede POC é a responsável pela seleção dos estudantes brasileiros.

O convite para a participação na Youth Science Meeting (YSM) veio após a pesquisa ter passado por uma seleção entre 307 projetos de todo o Brasil por meio da Rede POC. Agora eles estão correndo contra o tempo para garantir presença entre os jovens cientistas de várias partes do mundo na 34th Youth Science Meeting.

Quem quiser ajudar os estudantes deve entrar em contato através dos emails igorsantos1949@gmail.com e alerciosoutilha@hotmail.com e os telefones são (67) 96274425 e (67) 96194587.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias