Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018
Coxim
25/07/2018 14:48:00
Expedição Cirúrgica da USP possibilitou capacitação de servidores da Saúde

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Assessoria

Outro importante resultado alcançado durante a Expedição Cirúrgica - além da quantidade de pacientes atendidos e cirurgias e exames realizados e exitosos - foi a troca de experiências entre equipe da Saúde local com professores estudantes da Faculdade de Medicina da USP.

Durante o evento, realizado de 30 de junho a 5 de julho em Coxim, aconteceram também dois simpósios que reuniu grandes nomes da cirurgia do Brasil e profissionais, técnicos e estudantes da Saúde de Coxim e região.

No dia 30 de junho aconteceu o Simpósio Norte de Ginecologia e Cirurgia Laparoscópica, na ACIAC, que contou com a presença de Mauricio Abrão, de São Paulo, Rosanne Kho, dos EUA, entre outros grandes nomes da cirurgia.

No dia 5 de julho aconteceu o Simpósio em Cirurgia direcionado às especialidades ginecologia, gastrenterologia e anestesia, à público específico e treinamento de suporte básico de vida, destinado a leigos.

Bruno Nascimento, coordenador de Atenção Básica em Saúde de Coxim, diz que a experiência foi fantástica: "Foi muito proveitoso para todos nós da Secretaria, de todos os setores, houve um grande envolvimento e foi um grande despertar para todos nós em relação ao sentimento de equipe. Foi muito proveitoso: o contato com os profissionais, professores, alunos, residentes, os presidentes da Expedição, tivemos um diálogo muito legal".

Elaine Rizzo, gerente do núcleo de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, relatou: "Foram três meses de trabalho e muito aprendizado, foi impactante para todos nos receber a Expedição Cirúrgica pela segunda vez no nosso município. Todos nós envolvidos recebemos ensinamentos de humildade e dedicação a um bem comum, que foi a excelência de atendimento a população de Coxim e região. Mas nada disso teria sido o sucesso que foi se nossa rede municipal de saúde não estivesse em sintonia, pois desde o primeiro atendimento nas unidades de saúde até a cirurgias dos pacientes estivemos todos unidos, então quero agradecer a toda rede municipal de saúde e a Prefeitura de Coxim que não mediu esforços para que a Expedição Cirúrgica da USP fosse um sucesso".

A dra. Lidia Myung, Médica do Setor de Endometriose do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), também membro da Expedição,ressaltou as melhorias percebidas na estruturas da Saúde de Coxim entre a primeira vinda da Expedição Cirúrgica, em 2013, e esta edição, cinco anos depois. "Ficamos felizes em ver as melhorias em estrutura, a capacitação dos técnicos e profissionais, além do atendimento, pois vimos uma população saudável e bem atendida".

O acadêmico de Medicina da USP e co-diretor da Expedição, Victor Hugo Barboza, relatou: "Quero agradecer imensamente por tudo o que aconteceu nos últimos meses. Talvez nem eu mesmo mensurava o quão impactante a Expedição Cirúrgica poderia ser. Médicos e acadêmicos receberam ensinamentos de humanidade. Hoje estamos voltando repletos de memórias e lições que nunca poderíamos construir em outro lugar. Hoje guardo Coxim com muito amor".

Para o secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, o resultado foi extremamente positivo: "Nossas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional Álvaro Fontoura incorporaram o espírito da Expedição Cirúrgica e se dedicaram totalmente à integração. Tivemos um ganho com relação aos exames de ultrassom que alguns pacientes aguardavam dois anos para fazer o exame. Essa fila foi zerada. A fila de cirurgias não foi zerada mas reduziu consideravelmente".

O médico Amir Charruf, cirurgião do aparelho digestivo, publicou em uma rede social: "Neste projeto, alunos se dedicam para viabilizar uma expedição de cirurgiões para um local distante, para auxiliar no tratamento de patologiascirúrgicas. Durante 7 dias, 5 jovens cirurgiões, 10 jovens anestesistas, patologistas, radiologistas e ginecologistas consagrados, largaram suas vidas, trabalhos e famílias para fazer o bem ao próximo, sem nada em troca. Trabalhamos, sofremos, rimos, nos divertimos e saímos de Coxim (MS) com a sensação de dever cumprido, com os corações mais leves e cheios de esperanças renovadas", desabafou o médico.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias