Sábado, 20 de Abril de 2024
Coxim
22/06/2017 17:25:00
Oficina capacita profissionais da região em Saúde do Homem

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação assessoria

Terminou nesta quarta-feira (21) a Oficina de Lançamento e Capacitação do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde e do Guia de Saúde do Homem para ACS, uma parceria do Governo Federal com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Coxim.

O evento tem o objetivo de capacitar profissionais da saúde de Coxim e região a promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo e no acompanhamento do pré-natal, do parto e do pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no desenvolvimento da criança, com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis, além de incentivar o público masculino a criar o hábito de realizar exames preventivos.

Os palestrantes Michelle Leite e Cicero Ayrton, técnicos do Ministério da Saúde, juntamente com Maria de Jesus, coordenadora de Saúde do Homem da SES, foram recebidos por Thayla Tomaz, coordenadora da Saúde do Homem em Coxim, por Lucimara Mourão, coordenadora da Policlínica de Coxim, e pelo secretário municipal de Saúde, Rogério Souto.

Maria de Jesus explica que o evento é destinado a agentes de saúde, técnicos em enfermagem, entre outros: "Faz parte da Política Nacional da Saúde do Homem. Temos observado mais interesse do público masculino, e para isso as unidades de saúde devem estar preparadas".

Thayla Tomaz revela que o município de Coxim já está há quatro anos se dedicando a essa população: "Todas as nove unidades de saúde de Coxim oferecem profissionais capacitados a esse atendimento específico e exames preventivos. Queremos que os homens frequentem as unidades de saúde não só quando estão doentes, mas o ano todo, de forma preventiva. Nosso lema é: 'Não importa o tipo de homem que você é. Seja o tipo que cuida da sua saúde. Homem que se cuida não perde o melhor da vida!'"

O secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, elogiou o empenho de sua equipe em apoiar os eventos propostos pela esfera estadual e federal: "Temos trabalhado bastante para que essas políticas públicas funcionem. Espero que deste evento floresçam sugestões e ideias. A equipe precisa estar sempre se oxigenando, rever o que foi feito e sugerir inovações. Abraçamos essa temática e fizemos o primeiro evento a partir do Novembro Azul, aprimorando a cada ano."

Rogério contou da experiência memorável de 2015, quando foi montado um dia de atendimento na Políclínica, em um sábado, ocasião em que a previsão de atendimento era para 100 homens. E devido à ampla divulgação na mídia, o evento superou as expectativas e atendeu 500 homens: "Foi uma boa surpresa e a partir de então descentralizamos essa ação e passamos para as unidades de saúde nos bairros. Temos garantido o PSA, um exame laboratorial importante para o homem e promovemos também a Corrida do Homem, que tem tido excelente participação até mesmo de mulheres".

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) instituída por meio da Portaria GM/MS nº 1.944, de 27/08/2009, tem como objetivo a promoção de ações de saúde que possibilitem a apreensão da realidade dos homens entre 20 e 59 anos de idade, sendo o Brasil um dos primeiros países a formular uma política direcionada a este segmento populacional e instituir uma Coordenação no Governo Federal. Os outros países são Irlanda (2008) e a Austrália (2010).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias