Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018
Coxim
27/04/2018 15:11:00
Plano de Saneamento Básico de Coxim é aprovado pela Câmara de Vereadores

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação Assessoria

Nesta quinta-feira, 26 de abril, o Plano Municipal de Saneamento Básico de Coxim foi aprovado na Câmara de Vereadores, possibilitando que o município continue a receber aportes federais e estaduais para melhorias nos serviços de fornecimento de água, esgoto e sistema urbano de drenagem e melhorando a qualidade de vida da população coxinense.

O Plano Municipal de Saneamento Básico teve a participação social durante o processo de sua elaboração e implementação. O Plano é desenvolvido pela Sanesul, Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) e a Prefeitura de Coxim e envolve a gestão de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais, além dos serviços de fornecimento e tratamento de água e esgoto, envolvendo os setores técnico, político e social.

Para o coordenador técnico do Cointa, Nilo Peçanha, esta ação tem papel de grande importância para a população da região Norte do estado. “Esse plano vai dar os indicativos do que o município e a concessionária vão ter que investir, quais os lados que o município está crescendo, qual a tendência das demandas da população, facilitando o planejamento das ações que devem ser executadas na área de saneamento básico. Lembrando que cada investimento que é feito na área de saneamento, economizamos na área de saúde, eliminando problemas de vetores e doenças epidemiológicas, revertendo isso em benefícios para toda a população”, ressalta.

O presidente da Câmara de Vereadores de Coxim, Vladimir Ferreira, considera que este plano contribuirá com fatores que, além da qualidade de vida da população, abrangem a preservação do meio ambiente e o compromisso da Prefeitura com o município. “Em Coxim, apenas cerca de 11% da cidade possui saneamento e é inadmissível num município que margeia um rio importante, como o Taquari, e é chamado 'Portal do Pantanal', não ter um plano de saneamento mais agressivo. Esperamos que agora, com a aprovação do plano, nós consigamos captar recursos. Então, agora, começaremos as discussões mais fortes com a atual concessionária, a Sanesul, para que eles tenham planos de investimentos em saneamento para a nossa cidade. Nós queremos num prazo de 20 anos ter Coxim 100% saneada”, aponta.

O Plano atenderá às necessidades da população, a legislação, os interesses do município, tendo como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da sociedade através da prestação de serviços públicos de saneamento básico.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias