Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Coxim
01/12/2016 17:22:00
Prefeitura conclui mutirões contra o Aedes Aegypti em mais dois bairros

Assessoria/AB

Imprimir
Foto: d

A Prefeitura de Coxim junto com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores, terminou a análise do Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), foram detectados três Bairros com maior índico do mosquito, sendo eles Piracema, Santa Maria e Flávio Garcia.

A partir do resultado da LIRAa o Controle de Vetores intensificou ainda mais as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, investindo na conscientização e sensibilização da população na prevenção do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Diante do quadro no início de novembro o Bairro Piracema foi o primeiro a receber a equipe de Controle de Vetores. Na sequência as ações realizadas nos bairro Flávio Garcia e Santa Maria, tiveram início em 16 e término em 24 de Novembro.

Centenas de famílias receberam o atendimento dos agentes de endemias; foi realizado controle mecânico, orientação sobre a prevenção, tratamento com larvicidas nos depósitos não passíveis de remoção e ainda coletas dos possíveis criadouros encontrados nos domicílios e terrenos baldios. Além da eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor (Bebedouros de animais, caixas d’água desguarnecidas, lixos domésticos, entre outros).

Segundo o secretário Municipal de Saúde Rogério Souto os três bairros tiveram atenção especial, porém a equipe do Controle de Vetores está trabalhando incansavelmente para evitar a proliferação do mosquito. “As ações estão sendo realizadas para evitarmos epidemias de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Mas precisamos do envolvimento da população, pois mais de 80% dos criadouros estão nos quintais e casas da população. Vamos nos unir para eliminar o mosquito”.

O prefeito Aluizio São José reforça o pedido de colaboração da população. Estamos unindo esforços com todos os moradores de Coxim para conduzir as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. Se 99 casas estiveram certas e uma não, essa casa pode produzir mosquitos para infectar o bairro inteiro. Por isso, é importante separar 15 minutos por semana para inspecionar a casa e eliminar os focos", ressaltou.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias